sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FALECEU EM TABIRA MANOEL PEREIRA PRIMO ( O POPULAR CANECA)

Por Dedé Rodrigues
Resultado de imagem para caneca de tabira

É com profundo pesar que o nosso blog comunica que  faleceu nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, Manoel Pereira Primo, o popular caneca, por volta das 5 horas da manhã, aos 95 anos de idade, em sua residência, situada à Avenida Raul Pereira Amorim, próximo a Igreja Matriz. Caneca foi uma figura muito importante na História de Tabira, à medida que teve uma atuação destacada no cenário, filantrópico, religioso, político  e esportista da nossa terra. Na foto do time do Esporte de Tabira Caneca está no centro e de óculos.


Caneca, ao lado de João Elias, meu pai, José Paulo Leite, entre outros, foi pioneiro na fundação e manutenção da Sociedade São Vicente de Paulo que ajuda os mais carentes de Tabira com doações de donativos diversos. Conta-se que, mesmo doente, ele mantinha a preocupação constante com o trabalho desta entidade filantrópica perguntando a uma das suas filhas,   a colega Professora Eliane Marques,  se tudo estava bem organizado no tocante a prestação de contas. Era de fato uma relação de amor com os mais pobres da nossa terra.
Na área do Esporte ele é uma figura histórica em nossa terra,  foi pioneiro e torcedor fervoroso do time Esporte Clube de Tabira, chegando a ser  homenageado pelo poder público, por a dedicação que teve ao Esporte de Tabira.   
A imagem que eu tenho de Caneca na política, é que ele sempre  foi  um homem de posições firmes, um militante ativo das candidaturas que abraçou e das causas que defendia. Nas horas de descanso, quando chegava do Sítio, pois visitava a “roça” até bem próximo ao dia que faleceu,  ficava sentado na área da sua casa e batia longos papos com as  pessoas sobre política, esporte, entre outros assuntos.   
Como católico, Caneca foi um daqueles que não ficava só na teoria, rezando, ele praticava a religião pelas ações filantrópica que desenvolvia e,  pela frequência, quase que diária à Igreja Matriz. Cumpriu em vida os deveres de um verdadeiro cristão.
Como diz o ditado popular “vai o homem, mas fica a sua história”, embora eu não tenha a pretensão de contá-la nesta humilde matéria  com tão poucas palavras.   Que o amigo Caneca descanse em paz e que a sua família seja forte para suportar este momento difícil.  São os votos dos que fazem o Blog Tabira Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário