quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Petrobras mantém patamar de produção de petróleo


A produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi 2,661 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), pouco abaixo do total registrado em dezembro do ano anterior (2,675 milhões boed), segundo dados divulgados pela Petrobras.


 
 

Segundo comunicado emitido pela estatal, a produção total de petróleo e gás operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, foi de 2,910 milhões de boed, mesmo nível alcançado em dezembro de 2014 (2,917 milhões boed).

A produção própria de petróleo apurada no Brasil durante o mês de janeiro foi de 2,192 milhões de barris por dia (bpd), 0,9% abaixo da produção de dezembro, de 2,212 milhões bpd. Já a produção de petróleo operada pela Petrobras no país em janeiro, que inclui a parcela operada para as empresas parceiras, foi de 2,370 milhões de bpd, 0,7% inferior à do mês anterior (2,386 milhões bpd).

A pequena redução no volume produzido em janeiro deve-se, principalmente, ao encerramento das operações do navio-plataforma FPSO Marlim Sul, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, e do FPSO Dynamic Producer, que encerrou o teste de longa duração no campo de Berbigão, na Bacia de Santos.

Tal desmobilização foi compensada, no período, pelo crescimento da produção decorrente da entrada em operação de novos poços no FPSO Mangaratiba, no campo de Lula, na Bacia de Santos, e nas plataformas P-52 e P-62, no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Sete novos poços offshore começaram a operar nas bacias de Campos e Santos, também em janeiro.

A produção de petróleo no pré-sal das bacias de Santos e Campos bateu novo recorde mensal, ao atingir a média de 669 mil bpd em janeiro, incluída a parcela operada para as empresas parceiras, 0,5% acima do recorde atingido em dezembro, que foi de 666 mil bpd. Esta produção não inclui o volume de gás natural. Esta produção representa aproximadamente 28% da produção de óleo operada pelo Petrobras no Brasil.

Ao mesmo tempo, a produção própria de gás natural da Petrobras em janeiro no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 75,559 milhões de m3 /dia, 1,4% superior ao volume alcançado em dezembro.

A produção de gás sem o volume liquefeito operada pela Petrobras em janeiro, que inclui a parcela das empresas parceiras da empresa, também atingiu novo recorde histórico, de 85,999 milhões de m3 /dia, 1,7% acima do volume do mês anterior.

Fonte: Jornal GGN


Nenhum comentário:

Postar um comentário