sábado, 6 de julho de 2013

HOMENAGEM PÓSTUMA A MANOEL PEREIRA.


Por Dedé Rodrigues.
 
Faleceu no dia 05 de julho de 2013 vítima de um infarto quando tomava banho Manoel Pereira, aos 84 anos, que foi presidente do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Tabira). Dizer isso do amigo Manoel Pereira é pouco. Manoel dirigiu o partido que anteriormente se chamava MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que congregava no país todas as forças de esquerda que resistiram a Ditadura Militar imposta aos brasileiros em 1964. Na época alguns jovens ingressaram nesse partido em Tabira para combater a Ditadura Militar no Brasil. Quem foram esses jovens? que ensinamentos podemos tirar do exemplo de luta de Manoel Pereira e seus amigos para a juventude atual que quer mudar o Brasil? 




  
Tabira não poderia assistir a efervescência das massas sublevadas no Brasil contra a ditadura no final dos anos 70 e início dos anos 80 e ficar de fora dessa luta, como, aliás, na sua História, sempre deu a sua cota de contribuição para as mudanças. Nessa época militava no PMDB, salvo lapso de memória, além de Manoel Pereira, o também saudoso Roberto Pires, o atual engenheiro Lucildo Cordeiro,  Ridaylson Cipriano Beliato, Marcelo Rodrigues, Dedé Rodrigues, entre outros. Esses eram os principais dirigentes do PMDB, mas não era qualquer PMDB,  era o PMDB chamado de autêntico que levantava a voz nesses rincões  do sertão contra a sangrenta e criminosa Ditadura Militar. Na época era permitida as legendas partidárias PDB 1, PMDB 2, PDS 1,  PDS 2 que  congregavam outros líderes de Tabira.  

Daí porque fazer essa homenagem a Manoel Pereira, que falece em um momento singular no Brasil, com a efervescência das massas nas ruas clamando por mudanças, mas boa parte dela, repudiando todos os partidos políticos, se torna oportuna.  Esses eram os jovens que naquela época se engajaram em um Partido em Tabira para lutar contra a Ditadura. Sim, em um partido, porque não há Democracia sem partidos políticos. Não se enganem os jovens que estão nesse movimento que qualquer iniciativa ou poder instalado no Brasil que venha prejudicar os partidos políticos, impedindo ou limitando o funcionamento deles na atualidade, cheira a ditadura de direita e não a democracia. Foi assim que fez a Ditadura, reduziu os partidos só a dois, ARENA E MDB. Mesmo assim, usaram todo tipo de armadilhas para que a oposição não crescesse no Brasil.  

É bom lembrar aos jovens que o anarquismo no início do século XX, ideologia que também negava os partidos políticos, não conseguiu êxito em nenhum lugar do mundo, muitos anarquistas evoluíram desse raciocínio viraram comunistas e entraram no partido no Brasil em 1922. Em Tabira os integrantes do PMDB Beliato, Marcelo e Dedé Rodrigues entraram no PC do B quando foi permitida a sua legalidade.

Se não existe democracia sem partidos políticos é um contrassenso rejeitar a participação deles nos atos de protestos. Portanto, destacar a importância desse militante partidário de Tabira e, dos partidos, pela democracia no Brasil tentando chamar a atenção dos jovens que estão nas ruas lutando por um país melhor para que possam diferenciar quais os partidos que tem de fato compromissos com as mudanças daqueles partidos fisiológicos é o mínimo que eu poderia fazer.  Descanse em paz companheiro!

VIVA A DEMOCRACIA!
VIVA O DIREITO DO POVO DE DECIDIR!
VIVA A CIDADANIA ATIVA!

VIVA MANOEL PEREIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário