domingo, 14 de fevereiro de 2016

A LUTA DAS LUZES CONTRA AS SOMBRAS NO SÉCULO XXI



                   REFLEXÃO DA SEMANA Nº 44

                          Por Dedé Rodrigues

Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Um grande pensador revolucionário do século XX, o  dirigente comunista João Amazonas,  profetizou certa vez que  “Assim será o século XXI. Em seus começos, haverá sombras e luzes, mais sombras do que luzes. Depois, o quadro se inverterá. A humanidade viverá tempos de grandes esperanças. O século XXI será cenário da grande batalha histórica que se desenvolve no seio da sociedade humana. Batalha da luta entre o novo que procura abrir caminhos, tradicionais ou inusitados, ao progresso social, e o velho que resiste por todos os meios, pacíficos e não-pacíficos, a desaparecer. Quanto tempo ainda durará esse enfrentamento, é difícil, mesmo impossível prever”, disse ele. Nessa minha reflexão quero relacionar a disputa entre as sombras e as luzes, ou seja, o velho contra o novo,  nestes 16 anos do século XXI.  Nessa linha do raciocínio dele eu vou relacionar à sua arguta previsão a alguns fatos históricos, abordados por mim, embora sem o detalhamento deles.


Podemos  iniciar com as sombras dos ataques terroristas as torres gêmeas nos Estados Unidos em 2001 e, em seguida, mais sombras ainda,  com a resposta, também terrorista de Estado,  que foram as invasões do Iraque, pelos Estados Unidos em  2003 e da Líbia pela OTAN em 2011.
Na sequência as sombras do “terror de Estado”  imperialista americano  tenta avançar sobre outro país, a Síria,  mas aí aparece uma luz chamada Rússia e põe uma pedra no caminha americano. Mesmo assim, os Estados Unidos e aliados nefastos, pagam a todo tipo de bandidos, mercenários,  para tentar derrubar o governo legítimo dos sírios, desde 2011, mas a Rússia, com apoio de outra grande luz que começa a brilhar no mundo, a China socialista, impedem a sombra americana de derrubar o governante sírio.  É o mundo tornando-se multipolar para a nossa felicidade.
O resultado do financiamento de mercenários nas guerras do Oriente Médio, produziu outra sombra terrível, o Estado Islâmico, que degola, corta o pescoço, de todo mundo que não reza pela cartilha deles, o Alcorão, a bíblia dos muçulmanos. São danados para cortar cabeças,  principalmente de cristãos e ocidentais. Mas eis que mais um vez as luzes russas e chinesas brilham no Oriente, particularmente na Síria, soltando bombas na cabeça desse grupo assassino.
O século XXI no Brasil começou com a crise  do segundo mandato nefasto ao  país do modelo neoliberal implantado por Fernando Henrique Cardoso que jogou o país numa crise profunda,  mas em seguida veio o brilho de duas  luzes muito importantes, as quatro vitórias seguidas  do campo da esquerda desenvolvimentista, começando em 2002, com Lula, que foi reeleito,  e as duas vitórias de Dilma. Esse dois implementaram, em especial Lula,  as mudanças sociais mais profundas que este país já teve em toda a sua história, apesar da permanência da sombra neoliberal na economia, particularmente na política de juros do Banco Central como único remédio para combater a inflação. Mesmo assim, o  nosso país é muito melhor em todas as áreas, nesses últimos 14 anos, do que foi  em todos os anos da sua história governado pela elite conservadora, retirando, os  anos de Getúlio, mais os anos de Juscelino, Jânio e Jango.   
Nesse período do  novo século de  Dilma o golpismo e as sombras da direita neofascista, da mídia patronal e da justiça partidária, não parou de perseguir o PT, a esquerda,  Lula e Dilma,  mas foram derrotados 4 vezes seguidas. A situação se agravou, com as sombras da grande crise do capitalismo mundial  iniciada a partir de 2008, bem  enfrentada por Lula em 2008, mas no ano passado essa crise conseguiu causar um grande estrago no país, principalmente agora no segundo mandato da Dilma. Tudo isso alimentou a nossa crise política e reforçou a ação da direita e seus comparsas com esta  tal de lava jato seletiva que está sendo muito prejudicial a economia do país, parando diversos setores da produção.
 Em 2013, parecia que as luzes tinham brilhado nas consciências dos povos com aquelas grandes manifestações de rua, mas o sectarismo com as sombras do apoliticismo e do apartidarismo colocado pela mídia golpista nas cabeças das pessoas acabaram reduzindo o movimento a quase nada,  desencantando boa parte dos participantes e,  o pior,   em seguida produziu um dos congressos   mais  conservadores da nossa história.  Na sequência as sombras da direita tentaram manipular este movimento para o intento golpista, com certo êxito no início, mas as luzes da reação do movimento popular organizado com a união da esquerda barrou temporariamente este intento da direita.   Mas agora, depois da segunda vitória de Dilma,  as sombras do impeachment e, por último, a intensificação da perseguição sem trégua ao ex: presidente Lula estão ainda ativas. O objetivo não pode ser outro: impedir que ele concorra em 2018 para interromper esse ciclo de mudanças  e, ainda,  retirar direitos que  que beneficiam o país e ao seu povo. 
Por último meus amigos e amigas a criação da Frente Brasil Popular contra o golpe nefasto do impeachment e a mobilização dos trabalhadores organizados em defesa do governo Dilma e do grande líder popular Lula,  são as luzes que insistem em brilhar, apesar das sombras golpista que ainda estão vivas. O nosso programa Tabira em Tempo, essa luzinha que teima em se manter acesa aqui no Sertão do Pajeú, estará sempre acesa, assim  como foi João Amazonas e tantos outros  heróis do passado que não abriram mão dos seus princípios nem da sua utopia de construir uma sociedade cada vez mais amorosa, igualitária, fraterna e solidária.  Aqui, reforçando este objetivo maior,  nós tentamos colocar em prática o que disse o saudoso Bispo Dom Helder Câmara: “a melhor maneira de ajudar uma pessoa é ensiná-la a pensar”. Muito obrigado!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário