segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

"Precisamos enxergar o tamanho da crise", afirma Marcelino Granja


O Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco definiu no último sábado (20) a composição da Comissão Política que atuará no biênio 2016-2018. Na reunião, os comunistas avaliaram também a situação econômica e política do país. A intervenção política ficou a cargo do vice-presidente da PCdoB-PE, Marcelino Granja, que analisou a natureza da atual crise e seu impacto no futuro do Brasil. 


Inamara Mélo
Para Marcelino, questões em debate hoje vão surgir na campanha eleitoral Para Marcelino, questões em debate hoje vão surgir na campanha eleitoral 
"A verdade é que nós precisamos enxergar o tamanho da crise que ameaça o país. É uma crise muito grande, que pode levar a sociedade brasileira a um grande retrocesso", disse. 


Para Marcelino, o momento atual não é favorável às forças progressistas, às forças de esquerda. "Nós estamos vivendo uma crise em que precisamos nos defender para manter o mínimo, ganhar tempo, esperar, acumular forças, criar as condições de resistência, fazer as concessões possíveis para não desagregar e, assim, podermos retomar lá na frente. Essa é a questão que está colocada", explicou. 

Ele destacou também a necessidade de o país ter um rumo, uma perspectiva, "mesmo que tenhamos de aceitar a reforma da Previdência, que é claramente mais um gesto para o capital financeiro.Claro, que isso não vai resolver o problema fiscal porque quem sangra os cofres do governo federal são os juros altos. Mas, (o governo federal) precisa criar uma condição política de, no mínimo, tentar dizer que vai reduzir os juros", defendeu. 

Em sua fala, Marcelino ressaltou ainda o que considera ser a 'tarefa' dos comunistas. "Nós precisamos ter a capacidade política de apontar o rumo, ser flexível na tática, juntar o que é possível, manter, preservar, saber defender, realçar e manter vivas as conquistas, tentar minimizar os efeitos da crise enquanto se vai ganhando tempo. Isso, apesar dos sinais de esgotamento do projeto político do PT. O que fazer, companheiros, entregar as armas? É isso? Ou tentar resistir, insistir, ganhar tempo?", questionou.

Para o vice-presidente estadual, boa parte desse debate vai ser resolvida na campanha eleitoral deste ano. "Para isso, nós, o PCdoB, temos de aparecer, pois muitas questões do debate atual vão surgir na campanha eleitoral, na campanha do vereador, na campanha do prefeito e, assim, nós vamos criando um caldo de cultura que vai gerar as condições de reunir esse conjunto de forças que, por um lado, não pode prescindir do PT, mas que também não pode apostar todas as fichas no PT".

Comissão Política

A Comissão Política do PCdoB-PE eleita sábado (20) está assim constituída: Alanir Cardoso (presidente); Amanda Mello; Andressa Layza/Flor; Anne Cabral (Secretaria da Mulher); Guido Bianchi (Secretaria de Comunicação); Helmilton Beserra; Herbert Beserra (Secretaria Sindical); Hilda Gomes; Jorge Carreiro; José Bertotti; Laudjane Domingos (Secretaria de Movimentos Sociais). 

E mais: Luciano Siqueira; Luciano Moura; Marcelino Granja (vice-presidente); Maria Antonieta Trindade (Secretaria de Finanças); Moacir Paulino; Nilson Vellazquez (Secretaria de Formação); Ossi Ferreira (Secretaria de Organização); Renildo Calheiros; Thiago Modenesi; Thiara Milhomem; Tiago Delácio (Secretaria de Juventude); e Valéria Silva. 

Também foi constituído o Grupo de Trabalho Eleitoral integrado por Alanir Cardoso; José Bertotti; Marcelino Granja; Ossi Ferreira; Renildo Calheiros; e Thiago Modenesi.

Audicéa Rodrigues
Do Recife
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário