domingo, 21 de fevereiro de 2016

Ex-premiê Touadéra vence presidenciais da Repúbica Centro-Africana


Nas primeiras eleições presidenciais depois da guerra civil, o ex-primeiro-ministro Faustin-Archange Touadéra foi eleito presidente da República Centro-Africana. O resulado foi anunciado neste sábado (20) em Bangui, capital do país, pela Autoridade Nacional Eleitoral (ANE).


Faustin-Archange Touadéra
No segundo turno das eleições presidenciais, anunciados pela presidente da ANE, Madeleine Nkouet Hoornaert, Toudéra conseguiu 62,71% dos votos. Ele foi o último primeiro-ministro do ex-Presidente François Bozizé, derrubado por um golpe de Estado em 2013.

O adversário, Anicet-Georges Dologuélé, também ex-primeiro-ministro, obteve 37,29%. Agora, os resultados devem ser validados pelo Tribunal Constitucional de transição.

O primeiro turno das eleições ocorreu em 30 de dezembro. A segunda etapa foi realizada no último domingo (14).

Um dos países mais pobres do mundo, a República Centro-Africana vive uma crise política iniciada em 2013 com a deposição do Presidente François Bozizé pela coligação Seleka, de maioria muçulmana. O evento desencadeou combates entre os partidários desta coligação e milícias cristãs, conhecidas como anti-Balaka.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário