domingo, 14 de fevereiro de 2016

Conam quer unir o Brasil contra o Aedes Aegypti


A Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam) também está na luta contra o Aedes Aegypti e convoca o movimento comunitário a se unir em todo o Brasil contra o mosquito que tem atormentado a vida do povo.


Em nota divulgada na última sexta feira (13), a Conam afirma que o Aedes Aegypti é "a tormenta da humanidade, que precisa ser combatido por todos, enfrenta-lo consiste em medidas preventivas e objetivas de eliminação dos focos, significa uma luta sem tréguas". A confederação, representante de milhares de entidades espalhadas por todos os estados brasileiros, afirma ainda que "o momento exige união de esforços, poder público e sociedade civil organizada em defesa da vida". 

Leia a íntegra da nota:


Unir o Brasil contra o Aedes Aegypti


O Aedes Aegypti é um dos grandes males da saúde pública atualmente, ele é o causador da Dengue, Chinkugunyas e Zika Vírus, este ultimo, doença que deixa grandes sequelas e pode levar a morte. Hoje é a tormenta da humanidade, que precisa ser combatido por todos, enfrenta-lo consiste em medidas preventivas e objetivas de eliminação dos focos, significa uma luta sem tréguas ao mosquito transmissor.


A CONAM compreende que esta epidemia só será superada na medida em que a população tomar consciência que todo problema de saúde pública é problema de todos e todas. O momento exige união de esforços, poder público e sociedade civil organizada em defesa da vida. Vale fazer palestras, panfletagem entre outras atividades que mobilizem a população.


Todavia, derrotar o Aedes Aegypti exige mais que esclarecer a população faz-se necessário uma campanha nacional pela qualidade de vida que pressupõe mais água tratada, esgoto canalizado e seu devido tratamento, limpeza urbana e educação ambiental. O momento deve servir para aprofundar o debate com a sociedade sobre a necessidade da prevenção á saúde com isto o estado brasileiro deve aumentar os investimentos em saneamento básico e ambiental, contribuindo assim com a qualidade de vida da população.


Consciente de seu papel neste contexto a CONAM convoca o movimento comunitário, na mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor, vamos esclarecer e mobilizar as comunidades, entendendo que hoje dia 13 de Fevereiro é o primeiro passo de uma longa campanha em defesa da vida.


Superar esta grande ameaça à saúde pública é o grande desafio a ser vencido por aqueles que ajudaram a garantir na constituição de 1988 a saúde enquanto dever do estado e direito do cidadão.



Vamos à Luta!


Viva o Movimento em defesa do SUS!


Confederação Nacional das Associações de Moradores


São Paulo,13 de fevereiro de 2016
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário