quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

China concede novos empréstimos a Cuba


O governo chinês concedeu dois novos créditos a Cuba para a compra de máquinas agrícolas e de vagões ferroviários, destacaram na terça-feira os meios de comunicação da ilha.


Pins com as bandeiras da China e de Cuba
A assinatura dos dois convênios em Havana foi feita pelo vice-presidente do Banco de Exportação e Importação da China (Exim Bank), Xie Ping, e o vice-ministro cubano de Finanças e Preços, Félix Martínez, reportou a televisão nacional.

Estes acordos facilitarão a aquisição de tratores de média e alta potência da marca YTO, que serão utilizados no programa arrozeiro da nação caribenha, assim como 240 vagões de ferrovia para o transporte de passageiros.

Ma Keqiang, conselheiro econômico e comercial da embaixada da China em Cuba, qualificou ambos os tratados como um importante passo para impulsionar a cooperação financeira e econômica bilateral, cujas perspectivas são de amplo alcance.

O diplomata ressaltou o apoio da China no desenvolvimento econômico da maior ilha das Antilhas, incluindo investimentos em fontes renováveis de energia, produção de eletrodomésticos e equipamentos de televisão digital.

Martínez recordou que o Exim Bank concedeu outros três empréstimos para o fomento do cultivo de arroz na ilha, e adiantou que está avaliando um quinto crédito para a mesma atividade.

O vice-ministro cubano anunciou que há outros projetos conjuntos em execução vinculados a programas estratégicos do país.

Entre esses programas, ele mencionou as gruas instaladas no moderno porto de Mariel (a 45 quilômetros ao oeste de Havana) e a construção do terminal multifuncional com alta tecnologia na baía de Santiago de Cuba (sudeste).

Há uma década, a China é o segundo parceiro comercial de Cuba, depois da Venezuela, com um intercâmbio que superou US$ 1,5 bilhão entre janeiro e setembro de 2015, de acordo com as últimas estatísticas publicadas, por suas vendas de fornecimentos industriais, máquinas, meios de transporte e de consumo doméstico, e as compras de produtos biotecnológicos e farmacêuticos da ilha.

Fonte: Díario do Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário