domingo, 31 de maio de 2015

TABIRA: FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHA É RAIZ DA CORRUPÇÃO NO BRASIL. VOCÊ SABE COMO VOTARAM OS DEPUTADO QUE FORAM APOIADOS AQUI EM TABIRA?




Por Dedé Rodrigues
 
Meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Esta semana aconteceu um fato inusitado na Câmara de Deputados. Na última terça-feira a maioria dos deputados tinha aprovado diversas medidas da reforma política, entre elas,  a mais importante para a democracia no Brasil, o fim do financiamento empresarial de campanhas. As forças progressistas, os comunistas, os socialistas, as forças democráticas  de verdade  e a maioria do povo brasileiro comemoravam, pois mesmo com um congresso conservador, parecia que, finalmente nós íamos ter uma reforma política que de fato ampliasse a democracia, tornando a competição nos  pleitos eleitorais menos desigual, devido a força do poder econômico e,  contribuísse decisivamente para combater a corrupção no Brasil.  Mas o que nós vimos foi este golpe que pode tornar lei empresário dar dinheiro a partidos que repassarão para os políticos que quiserem e, estes,  devolverão com juros e correção monetária aos empresários, no geral,  tirando nas costas do povo.  No final da matéria você vai conferir como votou o seu deputado que foi apoiado aqui em Tabira.  

Segundo o professor e jurista Claudio Antonio Pereira de Melo “uma das causas principais da corrupção sistêmica é o financiamento empresarial das campanhas eleitorais. Empreiteiras não fazem doações, fazem investimentos, como tem demonstrado as investigações reunidas no que se convencionou chamar de “operação lava-jato”. Mas,  eis que na quarta-feira,  quando mal tínhamos começado a comemorar, numa manobra golpista e rasteira,  o presidente da casa Eduardo cunha mudou algumas letras no projeto e conseguiu aprovar a institucionalização do financiamento empresarial de campanha, a raiz da corrupção eleitoral no Brasil.
Segundo a última matéria Notas Vermelhas do Portal Vermelho o resultado era importante porque ia “Impedir os grandes empresários de, na prática, comprarem mandatos e mais tarde exigirem benefícios ilegais era uma medida reclamada pela maioria da população. No entanto, a proposta que permite e, mais do que isso, torna constitucional a “doação empresarial” foi aprovada na Câmara”.
Interessante observar é que  “Os mesmos que esbravejam contra a corrupção nas CPIs, TVs e páginas da mídia amiga, foram os que votaram a favor de receber o rico dinheiro que vem dos bancos e grandes empresas para suas campanhas milionárias. Um antigo ditado diz que um gesto vale mais do que mil palavras. Os principais partidos da oposição de direita, PSDB e DEM, votaram em peso a favor da medida. O DEM com 100% dos votos de sua bancada e o PSDB com 98%. Quem votou contra o dinheiro das empresas nas campanhas foi principalmente a esquerda do campo governista, mais precisamente o PT e o PCdoB, ambos com suas bancadas dando 100% de votos contrários. Segundo ainda uma análise da referida matéria , “77% dos votos necessários à aprovação do nefando projeto de legalizar as doações empresariais. Aliás, dos partidos com grandes bancadas, só um votou contra esta proposta, o PT”.
Conta-se que  “Eduardo Cunha, na manhã e tarde de quarta-feira, antes de iniciar a fatídica sessão que aprovou este descalabro, fez uma maratona de reuniões para reverter a derrota da véspera. Advinha-se bem os métodos usados, que fizeram oito partidos (PRB, PV, PTN, PTdoB, PMN, PRTB, PSL e PTC) mudarem os votos que tinham dado um dia antes contra o financiamento empresarial das campanhas. O assunto não foi alvo de manchetes ou investigações jornalísticas. Afinal, a mídia hegemônica apoiou Cunha em sua caminhada à presidência da Câmara por dois motivos: “para derrotar Dilma” e justamente para fazer coisas como as que ele fez na quarta-feira. Mesmo assim  a impopular proposta precisa passar por outra votação na própria Câmara e ser também aprovada no Senado com quórum de 60% dos votos. Além disso, os vícios que macularam a condução da sessão que aprovou o financiamento empresarial, fizeram PCdoB, PT, PSOL, PPS, PSB e PROS recorrerem ao STF, buscando anular a decisão.

Neste momento grave para a nossa democracia o Partido dos Trabalhadores precisa refletir sobre o embate da comunicação que está perdendo há muito tempo no país. “Devemos recuperar o tempo perdido neste aspecto e travar esta  batalha tendo constantemente em vista elevar a politização e valorizar o debate de ideias, com destemor e deixando de lado uma defensiva que não tem razão de ser e só fragiliza os setores progressistas. A análise de como votou cada partido em relação ao financiamento de campanhas, por exemplo, é um bom instrumento para mostrar ao povo quem verdadeiramente está ao lado dos seus interesses. Nós,  do Programa Tabira em Tempo, estamos  divulgando  também como votaram os deputados que foram  apoiados em nosso município na última eleição.
ATENÇÃO PARA O NOME DOS DEPUTADOS QUE  VOTARAM PELO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS, PARA NÓS, ESTE TIPO DE FINANCIAMENTO É  A RAIZ PRINCIPAL  DA CORRUPÇÃO NO BRASIL.
1. FERNANDO MONTEIRO – PP
2. RICARDO TEOBALDO – PTB
3. FERNANDO FILHO - PSB   
4. BRUNO ARAÚJO – PSDB
5. SILVIO COSTA  - PSC
ATENÇÃO PARA OS DEPUTADOS QUE FORAM APOIADOS EM TABIRA E QUE VOTARAM CONTRA O FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS. PARA NÓS ESTES DEPUTADOS,  COM ESTE GESTO, COMBATERAM A CORRUPÇÃO NO BRASIL:
1. LUCIANA SANTOS – PC DO B
2. GONZAGA PATRIOTA - PSB
3. RAUL JUNGMANN – PPS
4. TADEU ALENCAR – PSB
FONTE: Jornal do Comércio, Política, pagina 05,  de 28 de maio de 2015.   
 OBS. CABE DESTACAR A DEPUTADA LUCIANA SANTOS E O DEPUTADO TADEU ALENCAR COMO OS DOIS DEPUTADOS QUE FORAM VOTADOS EM TABIRA NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES QUE FICARAM DO LADO DOS TRABALHADORES EM TODAS AS ÚLTIMAS VOTAÇÕES NA CÂMARA.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário