terça-feira, 12 de maio de 2015

TABIRA: MOSTRA PAJEÚ DE CINEMA FAZ SUCESSO NA ESCOLA ARNALDO E VAI SER IMPLANTADA EM TABIRA

A Mostra Pajeú de Cinema exibiu curtas metragens  no 11 de maio de 2015 para  alunos do Ensino Médio da Escola Pedro Pires e da Escola Arnaldo Alves. O evento ocorreu no Auditório José  Rufino da Costa Neto. A exibição encantou pela dinâmica utilizada  com apresentações de diversas partes de filmes da História do Brasil com comentários também de diversos políticos, historiadores, filósofos etc.

O documentário Guerra Sem Fim mostra como a historiografia oficial nos livros de História deixa de abordar a verdadeira guerra civil que existe no dia- a - dia no Brasil. O Brasil é uma das sociedades mais violentas do mundo”.
Frases repetidas pela elite e pelos meios de comunicação brasileiros: “o Brasil é o país do futuro”; Deus é brasileiro”; “Deitado eternamente em berço esplêndido” . Tem o objetivo ideológico de acomodar o povo, que na história real, sempre rebelou-se contra a colonização e a tirania. Lembremos de Canudos, Contestado,  Quilombos, Farrapos e por aí vai.
O Brasil não foi descoberto pelos portugueses, foi invadido pelo capitalismo europeu e saqueado. Milhões de índios foram exterminados pelos conquistadores europeus, deixa claro o documentário.
No país temos coisas muito estranhas como homenagear um ditador e assassino Floriano Peixoto, com o nome de uma capital Florianópolis, prossegue mostrando a exibição.  O mito de mostrar os bandeirantes como heróis mostra o quanto nossa história foi mal contada, ou contada da forma que a classe dominante queria.
No final a frase “o índio é da terra e a terra é do índio”, mas foi tomada dele que,  ainda hoje luta pela demarcação de suas terras, demonstra a injustiça sofrida por estes povos ao longo da nossa perversa colonização.
A Mostra de Cinema Pajeú veio para ficar em Tabira, pois os professores Claudio Marcelo e eu vamos procurar mais parceiros para implantá-la também 

Nenhum comentário:

Postar um comentário