terça-feira, 9 de junho de 2015

A história da riqueza do homem


Augusto César Petta *

O episódio, porém, demarca com clareza os obstáculos ainda enfrentados no Brasil e no mundo pelos movimentos solidários à causa palestina por libertação, soberania, dignidade e paz.


É muito difícil afirmar com precisão qual o melhor livro, até porque há vários livros que atendem a esta necessidade. Posso, no entanto afirmar, que está entre os melhores, “História da Riqueza do Homem” do jornalista e escritor estadunidense Leo Huberman, escrito em 1936, portanto há quase 80 anos. Mais recentemente, em 2009, já na vigésima segunda edição, Marcia Guerra, historiadora e professora da PUCRJ, deu continuidade a obra de Huberman, incluindo dois capítulos que tratam de temas atuais, como a expansão e a crise do capitalismo, a ordem neoliberal e a queda da experiência socialista na URSS.

Destaca-se neste livro, a análise compreensível do mundo feudal, da dinâmica capitalista e da perspectiva socialista. Huberman conseguia levar a estudantes e operários , de forma simples, os ensinamentos de vários autores clássicos, entre eles o maior de todos, Karl Marx. Recebeu um elogio de um dos maiores revolucionários do século 20, Che Guevara: “ Huberman cumpre com perfeição a primeira tarefa de um revolucionário –ser claro”.

O livro divide-se em duas partes: a primeira “Do feudalismo ao capitalismo” e a segunda “Do capitalismo ao....”. Na primeira parte, são abordadas questões fundamentais para comprender o modo de produção feudal e a passagem para o modo de produção capitalista: como o feudo era organizado? Qual a diferença entre servo e escravo? Como se dava a relação entre senhor e servo? Qual o papel da Igreja e da nobreza? Como surge o comerciante? Como se dá o intercâmbio das mercadorias? Como surgem as cidades? Como aparecem os burgos e os burgueses? E a revolução comercial? E o industrial incipiente? E o mercado e o mercantilismo? E o advento da Revolução Francesa? Na segunda parte, os capítulos referem-se ao modo de produção capitalista e a sua passagem para a sociedade socialista. Busca responder a questões essenciais: de onde vem o dinheiro? Como se desenvolvem os meios de produção e as forças produtivas? E o surgimento da indústria moderna, com todas as mazelas de exploração sobre os trabalhadores? Como se opera a revolução na indústria, na agricultura e no transporte? E o fascismo, o nazismo e as guerras? Como se dá o crescimento da indústria? E as crises do capitalismo? Como são criadas as condições para chegarmos à sociedade socialista? E a Revolução Russa? E a grande descoberta de Marx , a mais valia, que coloca a nu a exploração capitalista?

Calcula-se que já foram vendidos mais de meio milhão de exemplares deste livro, indicado por muitos professores de História nas escolas. Muitos estudantes, insatisfeitos com as explicações “oficiais”- em que a história da humanidade é contada do ponto de vista das classes dominantes - encontraram no livro de Huberman, a explicação que procuravam para melhor entender esse mundo de tanta complexidade em que vivemos. E na medida que comprenderam melhor, muitos se engajaram na luta política, buscando contribuir para a construção de uma sociedade justa , solidária e soberana.

Seja pelo seu conteúdo de grande qualidade, seja pela clareza com que consegue transmitir através da escrita, suas ideias, “História da Riqueza do Homem” torna-se leitura obrigatória para aqueles que querem desvendar os meandros do sistema capitalista e ter maior segurança na atuação política rumo à sociedade socialista.

Se aceitar minha sugestão, desejo a você, boa leitura!
* Professor, sociólogo, Coordenador Técnico do Centro de Estudos Sindicais (CES), membro da Comissão Sindical Nacional do PCdoB, ex- Presidente do SINPRO-Campinas e região, ex-Presidente da CONTEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário