Por Dedé Rodrigues
Na sexta-feira, dia 19 de junho de 2015, aconteceu o primeiro
aulão interdisciplinar com Cine Club e Mesa Redonda no Auditório Dedé Monteiro da
Escola Arnaldo Alves Cavalcanti. O aulão
teve a participação do turno da tarde da Escola Arnaldo e também de alunos do turno da manhã da Escola Pedro Pires
Ferreira. A mesa redonda foi composta pelos professores, Dedé Rodrigues, História
e Sociologia, Claudio Marcelo Jhow História e Filosofia, Socorro
Língua Portuguesa e Marcos Vinicius Geografia.
A mesa contou ainda com a participação dos alunos, Vagner, presidente do Grêmio
Livre da Escola Arnaldo e Maiara da Escola Pedro Pires e integrante da comissão provisória da UJS (União da
Juventude Socialista), grupo jovem que está sendo formado em Tabira.
O aulão contou com o
apoio da gestão da Escola e de outros professores e, faz parte também, da implantação do Cine Club em
Tabira que tem a responsabilidade dos
Professores Claudio Marcelo Dhow e Dedé Rodrigues.
A temática principal girou em torno dos meios de comunicação
no Brasil com apresentação de cenas de filmes brasileiros e comentários de diversos especialistas,
professores da USP, de várias áreas da formação pedagógica do Brasil e ainda
teve comentários de lideranças políticas de vulto nacional como João Pedro Stédile, Lula, FHC e
Marina Silva. Leia mais abaixo e veja mais fotos.
A temática do Cine Club e os comentários dos especialistas procuram desenvolver o senso crítico dos
espectadores sobre a História do Brasil e o papel da mídia, que chega a ser
chamada por um escritor de “fábrica de mentiras”. O líder do MST, Stédile, fala da criminalização dos movimentos
sociais pela mídia e afirma que o maior objetivo dela é o lucro.
Outra crítica feita no encontro a grande mídia é que ela
vive influenciando o consumismo no país e no mundo sem nenhuma preocupação com
o esgotamento dos recursos naturais no planeta, pois ela é parceira de 1% que
detém metade da riqueza do planeta, no geral, vivendo da especulação financeira,
sem produzir um pé de coentro.
No documentário foi lembrado do analfabetismo funcional no
Brasil que, apesar de ser um caso muito
grave ainda na nossa educação, não causa nenhuma indignação nesta grande mídia.
Ela fica indignada com crimes de menores e, os apresenta com sensacionalismo, para influenciar a votação na Câmara pela redução da maioridade penal no Brasil. Como vamos vivenciar a democracia com pessoas
que não conseguem ler, escrever ou interpretar um texto corretamente? “A
democracia não é para maioria; a
democracia é para quem luta”, lembrou uma professora especialista no assunto que não lembro o nome.
A reflexão que gostaria de deixar também deste aulão é que, apesar da lição que procuramos passar para os alunos da importância e do estímulo à leitura e a produção de textos individuais, a necessidade do esforço de cada pessoa nesta sociedade para sobreviver, condição indispensável para se sair bem na competição do ENEM, concursos públicos etc. A educação não pode se limitar a isto, pois ela é muito mais do que a competição individual, valor principal cultuado no sistema capitalista. A lição que devemos aprender também é que a sociedade, por ser dividida em classes sociais, produz outra competição, que é coletiva, cada classe defendendo os seus interesses e, isto, determina em última instância, as mudanças de fato que ocorreram, que estão ocorrendo e que irão ocorrer no futuro. Cabe a gente tomar consciência de classe e posicionar-se como tal diante dos fatos e dos fenômenos sociais para transformá-los tendo em vista os nossos interesses individuais, mas principalmente os interesses coletivos.
Abaixo segue o tema central com seus respectivos subtemas,
pedido pelos professores para que os alunos façam uma
redação que já servem como treino para o ENEM.
PROPOSTA DE TEMA PARA A REDAÇÃO DOS ALUNOS (MÍNIMO 20 E NO MÁXIMO
30 LINHAS)
TEMA: OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NO BRASIL
SUB-TEMAS:
1.
ALIENAÇÃO OU LIBERTAÇÃO?
2.
EDUCAÇÃO OU DESEDUCAÇÃO?
3.
INFORMAÇÃO OU SENSACIONALISMO?
4.
CONCENTRAÇÃO DA MÍDIA OU REGULAMENTAÇÃO?
5.
CULTURA DE PAZ OU VIOLÊNCIA?
6.
DITADURA MIDIÁTICA OU AMPLIAÇÃO DA DEMOCRACIA?
7.
PARTIDARISMO OU PROFISSIONALISMO?
8.
GOLPISMO OU NEUTRALIDADE?
9.
MONOPÓLIO MIDIÁTICO OU DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
1.
O CONTRAPONTO DAS REDES SOCIAIS
1.
NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO
Bom trabalho!
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