domingo, 7 de junho de 2015

Alanir contribui para investigações da Comissão Estadual da Verdade


Sequestrado e preso no Recife pelas forças de repressão em 30 de setembro de 1974, o presidente estadual do PCdoB de Pernambuco, Alanir Cardoso, prestou depoimento à Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara na manhã desta quinta-feira (21). O evento aconteceu na sede do Sindsep.  


Foto: Audicéa Rodrigues
 Alanir Cardoso (centro) na Comissão da Verdade
 Alanir Cardoso (centro) na Comissão da Verdade

Com essa audiência, a Comissão da Verdade buscou a contribuição de Alanir Cardoso na apuração das circunstâncias do desaparecimento do estudante de engenharia da UFPE, Ruy Frazão. A comissão vai agendar novos depoimentos de Alanir visando ao aprofundamento das investigações sobre casos de tortura, desaparecimento e morte dos que lutaram contra a ditadura civil-militar ocorridos no estado. 

Na ocasião do sequestro, Alanir se encontrava na companhia do pastor norte-americano Frederick Birten Morris, da Igreja Metodista. Eles foram presos em frente ao prédio em que morava o religioso, no bairro do Espinheiro. 

“Fomos encapuzados e colocados dentro de uma veraneio por dez ou 12 homens fortemente armados com metralhadoras”, lembrou Alanir ao narrar aspectos dramáticos de sua prisão e passagem pelos porões do DOI-CODI, no Recife, e em quartel do Exército localizado em Brasília, locais em que durante 74 dias foi alvo de torturas físicas e psicológica. Alanir contou que ficou seis dias no Distrito Federal e durante dois dias foi submetido a sessões de tortura em imóvel situado no meio do mato. 

De volta ao Recife, Alanir retomou a rotina de sofrimentos. No dia 13 de dezembro de 1974, depois de uma semana de greve de fome, ele foi transferido para o presídio na Ilha de Itamaracá, onde ficou preso por quatro anos e meio.

Após pressões do governo norte-americano, o pastor Fred Morris foi libertado e, em seguida, expulso do Brasil.

Presenças

Dirigentes e militantes do PCdoB de Pernambuco participaram da audiência pública, entre os quais o vice-prefeito do Recife e dirigente nacional, Luciano Siqueira; o vice-presidente do PCdoB-PE, Marcelino Granja; a presidenta do Comitê Municipal do Recife, Antonieta Trindade; presidente do Comitê Municipal de Olinda, Luciano Moura; secretário estadual de Organização, Ossi Ferreira; Herbert Beserra, da direção estadual do partido; e o vereador de Igarassu (PE), Helmilton Beserra.

Audicéa Rodrigues
Do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário