terça-feira, 22 de setembro de 2015

A Teoria de Tudo: uma homenagem à vida e à paixão pelo conhecimento


A jornalista Carolina Maria Ruy faz uma análise do filme inspirado na vida e obra de Stephen Hawking, A Teoria de Tudo, lançado em 2014 nos Estados Unidos sob a direção de Jams Marsh. A película, que chegou no Brasil no começo deste ano, conta com Eddie Redmayne no papel de Hawking e Felicity Jones que dá vida à personagem Jane Wilde, primeira esposa do físico.


Divulgação
Cena do filme <i>A Teoria de Tudo</i>
Cena do filme A Teoria de Tudo

Leia o artigo na íntegra: 

No prefácio de 1996 do livro Uma breve história do tempo (a primeira edição é de 1982), o físico Stephen Hawking afirma que: “Ninguém – nem meus editores, nem meu agente, nem eu mesmo – esperava que o livro fosse tão bem-sucedido. Ele permaneceu na lista dos mais vendidos do Sunday Times londrino por 237 semanas. (...) Já foi traduzido para mais ou menos quarenta idiomas e vendeu cerca de um exemplar para cada 750 homens, mulheres e crianças no planeta. É como Nathan Myhrvold (um antigo pós-doutorando meu) comentou: vendi mais livros sobre física do que a Madonna sobre sexo”.

Por Carolina Maria Ruy*

O livro vendeu mais de 10 milhões de cópias e projetou o cientista mundialmente, para além do círculo de físicos renomados. O surpreendente é que, quando Hawking o publicou ele já convivia com sua doença, esclerose lateral amiotrófica (diagnostica aos 21 anos, em 1962) há vinte anos (e, como consequência, já tinha perdido a capacidade de falar e se mover).

Em tais circunstancias poderia parecer que Uma breve história do tempo trata do desenvolvimento e da convivência com a doença rara. Mas não. O livro é resultado de seus importantes trabalhos sobre a origem e o funcionamento do universo. É ainda mais do que isso. É uma tradução de complicadas teorias, baseadas em teses filosóficas e matemáticas, para uma linguagem simples, compreensível à todos aqueles interessados em questões como “de onde viemos?”, e “por que o universo é do jeito que é?” (Suas obras seguintes incluemO Universo numa Casca de Noz (2001), Uma Nova História do Tempo (2005), além de livros infantis sobre o universo).

A história do homem por trás deste trabalho – o Stephen Hawking – está retratada no filme A Teoria de Tudo. O filme cumpre um papel importante de falar sobre a vida, pouco conhecida, do físico. Sua dedicação integral ao trabalho é colocada como uma sublimação de sua peculiar condição física. Além disso, o filme reforça o apoio de amigos, da família e de sua primeira esposa, Jane, na vida e no sucesso de Hawking.

Tanto a capacidade de ter se tornado um dos principais cientistas contemporâneos, apesar das limitações de sua doença, quanto a generosidade, rara entre os cientistas, em se preocupar com que suas ideias sejam acessíveis ao maior número de pessoas, marcam a trajetória de Hawking.

Ele acredita que deve haver uma fórmula capaz de descrever, explicar e prever as ações do universo. Daí o nome “A teoria de tudo”. Em sua biografia “tudo” é a amizade, o companheirismo, o amor, a simplicidade, a doença, a ciência, o trabalho e a pesquisa, embalados pela questão fundamental da condição humana: qual o sentido de tudo isso?

Baseado nesta história inspiradora o filme é, desta forma, uma homenagem à vida e à paixão pelo conhecimento.

Assista ao trailer: 

 


*Carolina Maria Ruy é jornalista, coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário