sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Tabira realiza com Sucesso Conferência da Mulher

IMG-20150924-WA0032
A prefeitura de Tabira, através da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob a responsabilidade da 1ª Dama e secretária Iêda Maria Guedes de Mélo e Dias, organizou e realizou a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, na manhã de quinta-feira, dia 24.
Participaram da conferência municipal diversos representantes dos segmentos da sociedade civil organizada, Salete Gonzaga representante da secretaria estadual da Mulher e Samires Andrade representante da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

CSC_3362
Na abertura da Conferência a secretária Iêda Dias cumprimentou a todas as pessoas presentes e falou da importância da participação da mulher na vida pública. – “Tabira tem uma grande participação da mulher na vida social, cultural e política. O prefeito Sebastião Dias vem dando total apoio em todas as ações e recentemente autorizou organizar o espaço que funcionava a empresa Joli na Casa da Mulher Tabirense”. Destacou Iêda.
Iêda leu algumas estrofes do poeta Sebastião Dias e justificou a ausência do prefeito por estar em uma reunião no Recife.
A palestrante Érica Regina – Assistente social – apresentou um histórico sobre lutas e conquistas da mulher ao longo da história, bem como a exposição de um vídeo.
CSC_3361
Salete Gonzaga, representante estadual, elogiou o trabalho de Tabira no apoio e nas políticas públicas para as mulheres.
Foram debatidos 4 temas: Contribuição dos Conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas, Políticas de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres, Sistema Político com Participação das Mulheres e Igualdade, Participação da Mulher no Poder Político e Autonomia Econômica. Em cada eixo, 5 propostas foram apresentadas em plenária, sendo 3 propostas a nível municipal, 01 estadual, 1 federal.
Para representar Tabira na Conferência Estadual foram eleitas as delegadas municipais:
Titulares: Lindinalva Sione dos Santos Santana –  Governo Municipal.
                Safira Luiza Sipriano – Sociedade Civil – LGBT
                Maria do Socorro Pereira Leandro Alves do Nascimento – AMURT
Suplentes: Iêda Maria Guedes de Melo Dias –  Governo Municipal
                 Maria Enilda de Souza Cordeiro – Sociedade Civil LGBT
                 Maria José Estevão Lins Ferreira – Pastoral da Criança
O prefeito Sebastião Dias enviou algumas poesias para o encontro, entre elas:
Oh, mulher tabirenses à Câmara venha,
Decantar a canção da liberdade,
Proclamar seu direito de igualdade,
Para que sua luta se mantenha,
Não esqueça que Maria da Penha,
Foi ferida, sofreu sem merecer,
Mas Maria hoje é lei e a lei prever,
Quem bater em mulher não bate mais,
A mulher Tabirense também faz,
O sucesso da luta acontecer.
Enviado por Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário