domingo, 20 de setembro de 2015

GRUPO JOVEM DA UJS DE TABIRA REALIZOU UM GRANDE ENCONTRO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA



Por Dedé Rodrigues



No dia 19 de setembro de 2015 a União da Juventude Socialista de Tabira realizou o primeiro e grande encontro na Câmara de Vereadores de Tabira com quase 70 pessoas  para debater os temas: Ser cidadão político nos dias de hoje. Sim para a política! Não para a politicagem! Socialismo X Capitalismo: o que o futuro nos reserva?
Além da exibição de vídeos participaram como debatedores eu e o professor Jhow de História, Sociologia e Filosofia. E ainda como convidados para intervir sobre os temas:  O  Professor de História Jeferson de São José do Egito, o professor Juam de El Salvador,  que reside atualmente em Afogados da Ingazeira, o Professor de História de Tabira, futuro mestrando,  Marcos Vinícios e o dirigente do PC do B de Tabira Antônio de Dú.
 

Os videos destacaram os 500 anos de muita luta do povo brasileiro construindo a nação, a encruzilhada que o Brasil se encontra, o Novo Projeto Nacional de desenvolvimento, um Breve histórico sobre Marx e o socialismo e o caminho que deve percorrer a implantação do socialismo no Brasil. 
  
Para a compreensão dos participantes, a História do Brasil foi apresentada em ciclos que vem desde a expulsão dos Holandeses, até a Era Vargas, chegando até Lula e Dilma.
Foram também apresentados diversos obstáculos que falta o Brasil superar para poder avançar, como o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a superação do latifúndio.
Na sequência foram discutidos diversos aspectos da crise do capitalismo que apontam para o esgotamento deste sistema como modo de produção, apesar de ainda continuar vigorando no Brasil  e no mundo  e as possibilidade desta crise proporcionar saídas progressistas ou conservadoras para o Brasil, dependendo dos atores em conflitos, da correlação de forças e dos embates em curso, entre os conservadoras e as forças progressistas.  

Na questão do  Brasil,   a condição essencial que os organizadores do curso apresentaram para o Brasil  construir o socialismo é o fortalecimento da nação cada vez mais. Nesse processo foi discutido também quais seriam as classes sociais mais interessadas em construir o  socialismo no Brasil e os recursos que seriam necessários a um empreendimento tão grandioso.  
O curso também discutiu a necessidade das reformas estruturais que o Brasil ainda precisa fazer, como a reforma agrária, a reforma da mídia, a reforma política, educacional etc.  Elas teriam a ver  com o rumo socialista proposto pelos vídeos?
No final foi aberto o intenso debate sobre o papel da mídia hegemônica, chamada pela  esquerda também de golpista que só apresenta um lado da corrupção e os aspectos negativos da crise no Brasil. Para os debatedores e a maior parte dos jovens presentes é preciso ampliar a visão sobre o que a mídia mostra para não ficar alienado e reproduzindo frases ou conceitos feito papagaio.

O encontro, segundo a presidenta da UJS Natália Lima “superou as expectativas de público e de debates” o que mostra que a juventude está acordando e tomando consciência do seu  papel na história para construir uma nova Tabira e um novo Brasil.   












   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário