segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Falcão: Contra o golpe, é preciso fortalecer as mobilizações populares


Em editorial publicado nesta segunda-feira (14) no site do PT, o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, classifica como “chantagem descarada” a intentona da grande mídia contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff, e defende que a saída para essa crise é a mobilização popular.


Agência O Globo
rui Falcão é presidente nacional do PT
rui Falcão é presidente nacional do PT

“Para barrar as manobras golpistas e viabilizar uma agenda de reformas, é indispensável mobilização e pressão social, só possíveis com uma sinalização efetiva do governo. De nossa parte, todo apoio ao mandato legítimo da presidenta. Nesta terça-feira, inclusive, partidos da base e lideranças de movimentos estaremos no Congresso, manifestando solidariedade e denunciando os conspiradores antidemocráticos”, enfatiza Rui Falcão.

Ele inicia o artigo afirmando que com “imensa desfaçatez” a mídia investiu contra o mandato popular da presidenta, por conta da falta de fundamento legal para o impeachment, “e certos de que renúncia não consta do dicionário da presidenta”.

“Traduzindo: ou Dilma faz o que a oposição político-midiática deseja, ou o esquema de poder, que a direita organiza, fará mais ainda do que já vem fazendo para depor nossa presidenta”, disse ele, apontando ainda que a oposição, na linha do quanto pior melhor, “oferecem a agenda do retrocesso”.

“Exigem cortes nos programas sociais, revogação de direitos, revisão (para pior) da lei do salário mínimo, sanção do projeto de reforma política que autoriza o financiamento empresarial – enfim uma pauta inaceitável, que só agravaria os problemas que o país vem enfrentando”, destaca o presidente do PT.

Rui Falcão afirma que o rebaixamento do Brasil com a redução da nota pela agência Standard & Poors, foi uma chantagem e reafirmou: “Por isso, como já disse antes, mais receitas e menos cortes. E estes, quando realizados, não devem sacrificar os que mais precisam das políticas públicas, nem recaírem sobre conquistas dos trabalhadores e do povo”.

Falcão afirma que há condições de arrecadar novos recursos, como taxar grandes fortunas e grandes heranças.

“Outras receitas já vêm sendo buscadas através de projetos em tramitação (como o que pretende a repatriação de recursos depositados irregularmente no exterior), nenhum deles a dispensar uma ampla reforma tributária, ancorada num princípio de justiça fiscal: quem tem mais, paga mais: quem tem menos, paga menos”, explicou.

Falcão finaliza o artigo conclamando a militância a participar na organização e mobilização de atos agendados para o dia 26, na Praça da Sé, em São Paulo, e dia 3 de outubro, da Frente Brasil Popular. “Serão em defesa da democracia, de mudanças na política econômica, em defesa das riquezas nacionais e de reformas populares”, declarou. 


Do Portal Vermelho, com informações do site do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário