domingo, 20 de setembro de 2015

A VITÓRIA DA DEMOCRACIA E O GOLPE DO IMPEACHMENT EM CURSO


REFLEXÃO DA SEMANA Nº 24

Por Dedé Rodrigues

Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Esta semana, como de costume, a grande mídia brasileira, monopolizada por cerca de 10 famílias, continuou atacando o  Brasil e o   governo Dilma,  demonizando a política, criando e  alimentando coxinhas,   mostrando a sua pauta negativa e espalhando o pessimismo, tendo mais uma vez como motes a corrupção e a crise . A mídia, com apoio integral da direita golpista e conservadora,   aproveita a crise mundial para destacar em suas manchetes principais os supostos cortes ou ajustes do governo brasileiro, pois no geral ainda não foram implantados e  por tabela destacam a criação do comitê pró impeachment ou melhor dizendo, pró golpe contra  Dilma.
Por outro lado a democracia e  as forças progressistas e de esquerda tiveram  uma grande vitória com a proibição pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal, por oito votos a três, de empresas continuar dando dinheiro a partidos e a políticos alimentando a corrupção no Brasil. 

Boa parte da mídia golpista e da oposição sabe, mas não dizem, que  esta crise política no Brasil que eles alimentam, é resultado, principalmente,  da crise econômica do capitalismo mundial que atinge todas as nações, em especial aquelas que adotaram as políticas neoliberais, mas também chegou ao Brasil com força este ano. Para os amigos e amigas terem uma ideia, países ricos, realizam cortes sociais que prejudicam os mais pobres. O desemprego e a miséria crescem entre os trabalhadores na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, ninguém se iluda,  os cortes sociais que eles criticam hoje, seriam muito maiores se eles voltassem ao centro do poder. Conclusão: tirar Dilma é agravar ainda mais a crise brasileira.  
No Brasil, a elite é quem devia pagar a maior parte da conta desta crise, algumas iniciativas do governo, como cobrar mais impostos dos bancos, são bem-vindas para a economia, mas ainda é pouco, pois as grandes fortunas e o capital rentista continuam praticamente intactos. É preciso avançar  nos projetos que cobram mais deles.
Tudo faz crer que vai prevalecer a proibição de empresários continuar dando dinheiro a políticos, assim tivemos uma vitória da democracia e contra a corrupção no Brasil que hoje envolve todos os grandes partidos da oposição também como é o caso do PSDB, grande parte do PMDB, DEM, e ainda aqueles partidos de  aluguéis que fazem da política um meio de ganhar dinheiro. Por exemplo, os partidos que aprovaram na Câmara de deputados a manutenção e institucionalização da doação de empresas para as campanhas eleitorais,  adoram receber dinheiro em suas campanhas milionárias, comprar o voto do povo e depois tirar com juros e correção monetária das costas do próprio povo com superfaturamento de obras, entre outros desvios,  para ficar com uma parte e devolver a outra com juros altos  aos empresários que emprestaram para a campanha deles.               
Meus amigos e amigas ouvintes, quanto ao golpe em curso ou impeachment da presidenta,  a matéria  intitulada Dilma e o "Velhinho de Taubaté". Do blog de Irani Lima: Uma Carta à presidenta Dilma

nela o velhinho Diz que:
“Há também o ministro do Tribunal de Contas da União, senhor Augusto Nardes, que pretende dar combustível à turma do PSDB, PPS e DEM rejeitando as contas de Vossa Excelência pelas tais "pedaladas fiscais" em 2014, algo tão usual nos últimos vinte ou trinta anos que o Congresso não havia votado nenhuma prestação de contas da administração federal desde o saudoso presidente Itamar Franco, que um dia a história reconhecerá como o verdadeiro "Pai do Real" e não esta fraude chamada Fernando Henrique Cardoso.

E ele continua dizendo:
“Por isso, senhora presidenta, estamos ao vosso lado. Cerraremos fileira para defender vosso mandato porque, assim, estaremos defendendo a democracia duramente conquistada por homens e mulheres corajosas como a senhora, que ofereceram a própria vida em holocausto para usufruirmos da liberdade de nos expressarmos hoje, criticarmos o governo, criticarmos a senhora e, me perdoe a soberba, apontar caminhos a serem seguidos por vosso governo.

Passados quase cinco anos, vejo que vossa excelência está cumprindo o que prometeu. A senhora não tem interferido nas operações policiais e ministeriais no caso da Lava Jato (que só "vaza" o que interessa para os golpistas). Espero que seja assim com a Operação Zelotes, que deve pegar os maiores sonegadores e corruptores da República.
É meus amigos e amigas, a batalha contra o impeachment parece ser longa,  não será nada fácil para a oposição, pois o movimento social organizado e mais consciente continua com Dilma e a vitória do impedimento dela governar “poderá conflagrar o país”, segundo disse também esta semana a presidenta do PC do B Luciana Santos. Neste caso afirmo que,  todos devem sair perdendo com o impedimento de Dilma continuar governando o país, principalmente o povo, lembrem-se da miséria crescente e  dos cortes de aposentadorias, da saúde, dos direitos trabalhistas que aquela elite na Europa,  que não é muito diferente da nossa,  está praticando.
Para Miguel do Rosário, além de não ser tão fácil tirar Dilma, como foi tirar Collor: 

“O impeachment da Presidente Dilma seria uma verdadeira vitória de Pirro para a oposição e a mídia. O seu custo seria tão alto, a mancha na história tão escura, que corresponderia a uma derrota."
Que viva à democracia e o respeito ao voto do povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário