sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conquistas sociais na América Latina: sonhos que se cumprem

A maioria dos países da América do Sul têm escolhido o caminho para a justiça social no qual a palavra inclusão vem a ser o leitmotiv (ideia, fórmula que reaparece de modo constante em obra literária) para um bom poema.


Os sonhos de povos como os da Bolívia, Equador e Venezuela, que optaram democraticamente por transformar sua realidade sujeita, há séculos a práticas capitalistas, concretizam-se, apesar dos grupos com poder econômico fazerem tudo o que é possível para frustrá-los.

O governo equatoriano, conduzido pelo presidente, Rafael Correa, tem também entre suas prioridades a criação de empregos, o desenvolvimento da produção, bem como conseguir uma mudança estrutural que propicie o acesso dos trabalhadores aos meios de produção.

Cifras oficiais revelam que, em 1998 a porcentagem de lares pobres na Venezuela era de 43%, e em 2010 desceu a somente 26,8%, enquanto a pobreza extrema se reduziu, em 12 anos, de 21 a 7,1%.

São muitas, evidentes e necessárias, as mudanças
As três nações, além das campanhas mediáticas que buscam obscurecer tamanho avanço social, sofreram tentativas de golpes de Estado para submeter os povos a seus desígnios (Venezuela, 2002; Bolívia, 2008 e Equador, 2010).

Recentemente o presidente Correa, ao rememorar a tentativa golpista em seu país, assegurou que a América Latina vencerá.

"Os povos acordaram", disse e os exortou "a construir esses estados populares pelo bem de todos e todas".

Fonte: Prensa Latina

Editado por Dedé Rodrigues
Leia na íntegra. http://www.portalvermelho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário