quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VITÓRIA DA JUSTIÇA E DA DEMOCRACIA NA ARGENTINA. E NO BRASIL QUANDO SERÁ?

 

 

Foto: Reuters
Tati Almeyda (dir.), integrante da organização Mães da Praça de Maio, comemora condenação de militares em Buenos Aires, na Argentina (26/10)

Stella Caloni: 12 repressores argentinos recebem prisão perpétua

“Ao fim a justiça!”, gritaram em uníssono centenas de manifestantes que escutaram em uma tela gigante o veredicto dos juízes do Tribunal Federal Cinco que, em uma resolução histórica, condenou à prisão perpétua figuras emblemáticas da última ditadura (1976-1983), como os ex marinheiros Alfredo Astiz, Jorge Tigre Acosta, Ricardo Miguel Cavallo, e outros, por crimes de lesa humanidade perpetrados no Centro Clandestino de Detenção da Escola de Mecânica da Armada (Esma).

Sabe-se que milhares de presos desaparecidos nesse centro clandestino foram jogados vivos e drogados ao mar nos chamados “voos da morte”.

Os testemunhos foram dilacerantes e puderam identificar os responsáveis das torturas, assassinatos e desaparecimentos de pessoas de diversas idades, incluindo adolescentes e anciãos.

Por isso, esta foi uma jornada histórica na grande luta por banir a impunidade do país e punir com a justiça, de forma responsável, os autores de crimes aberrantes cometidos durante ditadura, durante a qual, se calcula, desapareceram 30 mil pessoas. Há outros 70 acusados esperando julgamento pela Esma e por crimes contra outras 800 pessoas.

* Stella Caloni é jornalista, correspondente, na Argentina, do jornal mexicano La Jornada
Tradução: Vanessa Silva

Reeditado por Dedé Rodrigues

Leia na íntegra
http://www.portalvermelho.com.br/
Por Stella Caloni*

http://www.youtube.com/watch?v=C5R7Yl8Iqks&feature=player_embedded

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário