segunda-feira, 7 de março de 2016

Cuba rechaça ação contra Lula: “ataque à democracia”


O Ministério de Relações Exteriores de Cuba emitiu uma nota neste domingo (6) na qual rechaça a ação judicial movida contra o ex-presidente Lula na última sexta-feira (4).


Estudios Revolución
Encontro de Fidel Castro e Lula em 2013Encontro de Fidel Castro e Lula em 2013
O país comunista qualificou a atitude como um “ataque contra a Constituição e à democracia, que converteu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder histórico do PT, assim como o governo da presidenta Dilma Rousseff, em alvo de ações judiciais e parlamentares injustificáveis e desproporcionais”.

Em nota, Cuba não titubeia em afirmar que o que está acontecendo no Brasil se trata de uma manipulação da luta contra a corrupção com o único propósito de desacreditar e criminalizar “um líder emblemático de Nossa América”. Além de desqualificar organizações políticas combativas e impulsionar um golpe contra a presidenta Dilma, a fim de “liquidar o processo progressista regional”. 

Segundo a nota, a condução coercitiva de Lula e a tentativa de golpe parlamentar contra Dilma mobilizam o povo brasileiro a defender seus direitos e as conquistas obtidas nos últimos anos, mas também a população dos países vizinhos, que é consciente da importância de um governo progressista no Brasil para manter todo o continente no rumo progressista. 

“Com estes métodos sujos, setores policias, legislativos e judiciais de alguns Estados de nossa região, em estreita aliança com grupos transnacionais de comunicação, oligarquias e o imperialismo, pretendem impor por força aos povos o que não tiveram capacidade de ganhar nas urnas”, diz a nota. 

Par Cuba, Lula e Dilma demonstram “valentia e determinação admiráveis” para enfrentar a onda golpista. “O governo da República de Cuba não tem dúvida de que a verdade se abrirá ao passo que o povo trabalhador do Brasil cerrar fileiras em sua defesa, assim como em salvaguarda dos avanços políticos e sociais conquistados pelos governos do PT”. 


Do Portal Vermelho, Mariana Serafini, com Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário