sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Livro discute atualidade do marxismo perante a crise capitalista



Com a crise econômica iniciada em 2008, especialistas voltaram a discutir o modelo capitalista, falando em fracasso deste sistema. Também, a partir daí, o marxismo tornou-se, mais uma vez, ferramenta crítica para análise e compreensão da conjuntura internacional, uma vez que esta filosofia tem a capacidade de se renovar na história. É assim que João Antonio de Paula, autor de “Crítica e emancipação humana: ensaios marxistas”, registra a atualidade e a importância deste pensamento crítico. 


Reprodução
“Crítica e emancipação humana: ensaios marxistas” de João Antonio de Paula.“Crítica e emancipação humana: ensaios marxistas” de João Antonio de Paula.
Os ensaios reunidos no livro – que contém textos já publicados em periódicos científicos e alguns artigos inéditos – estão organizados em quatro partes. A primeira é uma introdução geral, que reafirma a centralidade da crítica no projeto marxista; na segunda parte estão textos que buscam mostrar a especificidade do método da crítica da economia política desenvolvida por Karl Marx (1818-1883); a terceira contém ensaios sobre o que podemos chamar de crítica da economia política, conforme construída pelo pensador alemão; a última parte, por sua vez, discute a obra de marxistas como Rosa Luxemburgo, Anton Pannekok, Karl Korsch, Ernst Bloch e Hanri Lefebve.

Segundo o autor, “todos eles são exemplares manifestações de um marxismo imprescindível, que, relembrado, ajuda a perseverar na construção de um projeto efetivamente emancipatório”.

No livro, ele afirma que há uma degeneração socialdemocrata, enquanto o marxismo se renova e revoluciona de acordo com a conveniência de quem entende a história como processo e projeto. “Há fortes razões para acreditar nos compromissos inegociáveis do marxismo”, diz a introdução.

João Antonio de Paula, que é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, defende que “vive-se, hoje, um dramático paradoxo marcado, de um lado, por exuberantes manifestações da barbárie da dominação capitalista, em variados planos, e de outro, pela perfeita desconstituição das perspectivas socialistas como alternativas à crise civilizatória”.

Informações:
"Crítica e emancipação humana: Ensaios marxistas"
Autor:João Antonio de Paula
Editora: Autêntica

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário