domingo, 19 de outubro de 2014

QUEM CONHECE OS NÚMEROS DO ECONOMISTA DE AÉCIO E COMPARA AOS NÚMEROS DO ECONOMISTA DE DILMA, VOTA EM DILMA



Por Dedé Rodrigues

  Armínio Fraga e Guido Mantega.
Recentemente houve um debate entre os economistas Armínio Fraga escolhido por Aécio para ministro da economia, caso ganhe as eleições, contra Guido Mantega, o Ministro de Dilma. Eu aproveitei para resumir os números apresentados no debate para  facilitar mais a compreensão do leitor\eleitor. Os números da economia de 2002 contra os números da economia de 2014 mostram as diferenças entre os dois projetos em disputas. Eles  mostram que o projeto de Dilma é a favor de um Brasil para todos os brasileiros, com menos inflação, mais investimentos, mais crescimento econômico e mais distribuição de renda. Enquanto o projeto ou a intenção do economista  de Aécio é ser a favor de um Brasil com mais juros, que resultará em menos investimentos, menos distribuição de renda e menos crescimento econômico. Ele, sem dúvidas, governará para os especuladores, para os bancos, para o mercado e para a burguesia neoliberal entreguista. Segundo o autor da matéria Haroldo Lima “A economia é o terreno mais sólido para se caracterizar as posições e estabelecer as diferenças”. Vamos aos números:


1 – NA INFLAÇÃO com FHC\ Armínio\Aécio em 2002 era 12%.   Mas com Dilma\ Mantega em 2014 está em apenas  6,75%. No caso de Dilma ela está pressionada para aumentar, pois o mundo atravessa, desde 2007, a maior crise dos últimos 80 anos com 90% da economia mundial desacelerando. Mesmo assim, nós chegamos a ser a 6ª economia que mais cresceu neste período e Dilma mantém ela sob controle. 

2 - RESERVAS CAMBIAIS que significa dinheiro em caixa. Com FHC\Armínio\Aécio eram apenas 17 bilhões. Mas com Dilma\Mantega ela chega hoje a 380 bilhões. Quanta diferença! 

3 – NA GERAÇÃO DE EMPREGO (em igual período) com FHC\ Armínio\Aécio só geraram em torno de 2,7%. Mas Com    Dilma\ Mantega a geração de emprego chegou a   5,5%. O dobro deles.

4- QUANTIDADES DE INVESTIMENTOS DO PIB (Produto Interno Bruto). Com FHC\ Armínio\Aécio só investiram 3,3%. Mas com Dilma\ Mantega os investimentos chegaram a 4,7% do PIB. É pouco ainda, mas até neste índice Dilma ganha deles com quase 2% a frente.

5- QUANTIDADE DE TIMENTOS DO BNDS (Banco do Nordeste)  FHC\ Armínio\Aécio só investiram um pífio  1%, mas com Dilma\ Mantega chegou a  5,1%. Cinco vezes mais. 

6 – O ÍNDICE DE DESEMPREGO com FHC\ Armínio\Aécio chegou a 12, 6%. Mas com Dilma\ Mantega ficou em apenas  5% (Uma das menores da nossa história).

7 – O LUCRO DO BNDS com FHC\ Armínio\ Aécio só era de 500 milhões. Mas com Dilma\Mantega chegou a 10 bilhões. Uma diferença de quase 20 vezes.
8 – A TAXA MÉDIA DE JUROS com FHC\ Armínio\ Aécio era de 13,5%. Mas com Dilma\Mantega ficou em apenas 4%. Menos de 3 vezes a taxa de juros deles.
9 – A TAXA DE JUROS PARA O CONSUMIDOR com FHC\ Armínio\ Aécio era de 80%. Mas com Dilma\Mantega baixou o dobro deles. Ficou só em 40%. 

10 – A DÍVIDA LÍQUIDA DO PIB com FHC\ Armínio\ Aécio esta nas alturas em 60%. Porém com Dilma\Mantega ficou em apenas 35%. O autor lembra que Armínio pegou a dívida em 22% no ano de 1995 e quando a entregou ela estava  em 60% em 2002. 

11 – O CRESCIMENTO DA RENDA PERCAPITA com FHC\ Armínio\ Aécio era apenas 3%. Porém com Dilma\Mantega ela chegou a 30%. Quanta diferença! Foi multiplicada por 10. 

12 – VERBAS PARA A EDUCAÇÃO com FHC\ Armínio\ Aécio era só 35 bilhões. Mas com - Dilma\Mantega chegou a  118 bilhões. Quanta diferença! Investimos perto de quatro vezes mais. 
É bom lembrar que Dilma ainda vai investir 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% destes royalties para a saúde. Mais  50% do fundo social do pré-sal para a educação. “O PASSAPORTE PARA O NOSSO FUTURO” como disse Lula recentemente. 

Vale ressaltar na conclusão deste resumo algumas diferenças sobre o papel do Estado nos dois governos apresentadas pelo camarada Haroldo Lima.  A questão é: como induzir o nosso desenvolvimento? Para FHC\ Armínio\Aécio o Estado\governo tem retirado subsídios.  Porém com Dilma\Mantega o Estado\governo tem reduzido tributos, baixado os juros e desonerado a folha de pagamento. Tudo isto induz ao crescimento econômico e ajuda a melhorar a distribuição de renda como tem acontecido no Brasil nos últimos 12 anos. Quem compara a economia de Aécio com a economia de Dilma, VOTA DILMA – 13 no dia 26 de outubro.
Com informações da matéria de Haroldo Lima: A economia em dois projetos opostos de governo. Fonte: Portal Vermelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário