quarta-feira, 22 de abril de 2015

TABIRA - O ANTICOMUNISMO E O ANTIPETISMO ESTÃO A SERVIÇO DO MAL SOCIAL E DO RETROCESSO NO PAÍS


Por Luis Gonzaga Sobreira
Na História do Brasil o anticomunismo sempre esteve a serviço da elite econômica para  impedir e até retroceder as mudanças sociais que beneficiavam os mais pobres. Hoje, o anti-petismo, pregado pela elite econômica,  tem este mesmo objetivo. No passado eram os comunistas que serviam de cobaia para a elite fazer a roda da história girar para trás, agora são os ataques a Lula, a Dilma e ao PT (Partido dos Trabalhadores). Por que tanto ódio?
A resposta é simples, nos últimos 12 anos, com Lula e Dilma, o Brasil mudou na direção dos pobres.


A elite atual é filha, herdeira ou representante  dos senhores de escravos. Ela e a grande mídia golpista “babam de ódio” contra os políticos progressistas. Quais são os motivos reais? O Brasil mudou em todos os sentidos e, apesar desta mesma elite ainda ser muito bem tratada pelo governo do PT, ela é tão egoísta que não suporta que um governo dos trabalhadores chegue ao poder. Ela não suporta  ver um filho de negro, de índio e pobre fazer faculdade, andar de avião, ter comida na mesa e emprego para trabalhar.

A tática dela é simples, foi usada muitas  vezes no passado, mas ainda engana muita  gente. Como ela ainda tem o poder econômico e o poder dos principais meios de comunicação, utiliza a questão da corrupção que, ninguém mais do ela pratica e é causa disso,  para recuperar o poder político que perdeu em 2002 e barrar as mudanças sociais que estão em curso. Na verdade a mídia no Brasil se transformou num partido de oposição ao governo. Ela só tem um olho para enxergar a corrupção. Só aponta o dedo para o PT e para o Governo, o resto pode roubar a vontade.
            
Quem conhece o passado histórico sabe que em 1964, quando Arraes era o melhor Governador que Pernambuco já teve,foi deposto junto com João Goulart, acusados de comunistas. A direita dizia que tinha um profecia de Padre Cícero de que o comunismo iria governar o Brasil por 24 horas, mas os católicos venceria a parada. Espalhavam mentiras terroristas de que na Rússia os comunistas comiam criancinhas. Espalharam até que certa vez, Arraes estava em campanha política na Zona da Mata e quando bateu na porta de uma casa a imagem do Senhor que estava na parede caiu no chão. Esta faz a gente rir.
Eu lembro que aqui em Tabira, um determinado candidato conservador, mandou confeccionar um folheto com a foto junto com a de Frei Damião e mandou entregar de casa em casa com os seguintes dizeres: “Frei Damião abençoa este lar e pede para não votar  no comunista”. O comunista era Miguel Arraes que foi o melhor governador que Pernambuco já teve.

Lembro de outro candidato em Tabira que dizia aos  eleitores, mostrando o símbolo da foice e do martelo do Partido Comunista do Brasil – PC do B -  que representa a aliança entre os operários e os camponeses,  que o materno era para bater na cabeça das pessoas e a foice era para cortar o pescoço. Evidente que com num nível deste e o poder econômico nas mão desta elite o resultado eleitoral pendia sempre para o lado deles.

Como comunista e cristão,  que frequenta a Igreja Católica,  não vejo contradição em torno  do nosso objetivo maior, o socialismo. Pelo contrário, vejo muitas afinidades entre um comunista e um verdadeiro cristão. Quero lembrar aqui grandes nomes da Igreja Católica que defendem, igualzinho aos comunistas,  a justiça social: Padre Assis em Tabira, Dom Francisco em Afogados da Ingazeira, Dom Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife e o Papa Francisco. A Igreja  têm ainda homens como Frei Beto, Leonardo Boff e,  tantos outros, que para mim foi e é um orgulho te-los como aliados na luta pela igualdade e por um mundo melhor. Todos eles foram chamados de comunistas porque defendiam os direitos humanos, a liberdade e a justiça social,  sem nunca terem se filiado ao partido.

Quem defende os mais pobres são perseguidos pelos poderosos que não querem que as coisas mudem para melhorar a vida de quem trabalha neste país. Para os coxinhas e para extrema direita, ajudar aos famintos é crime. Por isto a gente ver esta onda de ataques sistemáticos por intermédio da mídia,  a Lula, a Dilma, ao PT, aos religiosos progressistas  e também aos comunistas. Todo este ataque tem um único objetivo: parar as mudanças iniciadas em 2003 e voltar a roda da história para trás, causando um grande mal social.  
                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário