quarta-feira, 29 de abril de 2015

Protestos ficam intensos nos EUA após policiais matarem jovem negro

 

Milhares de policiais da Guarda Nacional e agentes do Exército executaram durante a noite dessa terça-feira (28) e a madrugada desta quarta-feira (29) o toque de recolher na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, no Nordeste dos Estados Unidos.


  
Manifestantes foram retirados das ruas pelos policiais a partir das 22 horas, e a população foi orientada a não sair de casa. A escalada da violência em Baltimore, entre a população e a polícia, ocorre durante protestos após a morte de Freddie Gray, jovem negro, de 25 anos. Ele morreu no último dia 19, após ser golpeado na coluna por policiais

As emissoras de TV norte-americanas mostraram que em algumas regiões da cidade houve resistência e os agentes da polícia usaram gás de pimenta e granadas de fumaça para dispersar os manifestantes que resistiam. Apesar dos confrontos em algumas regiões, a polícia afirmou que o "toque de recolher estava funcionando, graças à presença policial efetiva nas ruas". 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o caso deve levar a uma "reflexão interior" no país sobre as comunidades nas quais jovens são mais propensos a acabarem mortos ou na prisão do que terminarem o ensino médio. O presidente americano afirmou que as soluções para o problema devem envolver educação, reforma na justiça criminal e treinamento para trabalhos.

O chefe de estado afirmou ainda que o governo não deve apenas prestar atenção nessas comunidades quando lojas são queimadas ou "quando um jovem é baleado ou tem sua coluna vertebral golpeada".

Obama afirmou que já ocorreram muitas interações policiais preocupantes com cidadãos negros nos Estados Unidos, no que chamou de "crise em desenvolvimento lento". 

Mais de 3 mil policiais e militares patrulharam as ruas de Baltimore com homens de Maryland e estados vizinhos, como Pensilvânia, Nova Jersey e Distrito de Columbia (onde está a capital, Washington).

O toque de recolher será mantido por uma semana e a decisão tem o respaldo do presidente Barack Obama, que admitiu que a polícia do país precisa rever a forma como interage com a população negra, mas afirmou ser inadmissível os atos de vandalismo que alguns grupos cometeram. No total, 34 jovens e 202 adultos foram detidos e 144 carros e 15 prédios foram incendiados.

Devido ao toque de recolher várias ruas da cidade encontram-se fechadas ao trânsito. As escolas voltarão a funcionar nesta quarta-feira, de acordo com a prefeitura. Seis policiais estão sendo investigados pela morte do jovem na cidade e o resultado da investigação deve ser divulgado pelo Ministério Público na próxima sexta-feira, dia 1º de maio.

Os protestos contra a violência policial continuam desde agosto de 2014, quando em Ferguson o policial branco Darren Wilson matou o adolescente negro chamado Michael Brown. Segundo as estatísticas, os cidadãos negros dos Estados Unidos são mortos 21 vezes mais frequentemente em confrontos com a polícia do que os brancos.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Sputnik e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário