terça-feira, 7 de abril de 2015

TABIRA: PC DO B FORMA, FILIA E DELIBERA SOBRE A CONJUNTURA POLÍTICA


Por Vagner Leandro




Diversos dirigentes e militantes do Partido Comunista do Brasil – PC do B de Tabira - concluíram no sábado, 04 de Abril de 2015 -  um mini-curso de formação política sobre o tema PROGRAMA SOCIALISTA PARA O BRASIL. Na ocasião o partido incorporou às suas fileiras o militante antigo do Movimento estudantil do Pajeú e do Partido na Bahia, hoje  Professor da Escola Pedro Pires Ferreira de Tabira,   Claudio Marcelo, conhecido como Professor Djou. Na ocasião o partido discutiu e deliberou sobre a conjuntura local, nacional e mundial. Veja mais fotos abaixo.


O curso foi dirigido pelo Professor Dedé Rodrigues que distribuiu previamente 10 questões a 15 militantes do partido em Tabira sobre o Programa Socialista do PC do B para o Brasil que culminou neste dia 04\04\15  com um intervenção especial do Professor sobre o tema proposto e  as respostas.
Na avaliação do Professor o curso foi importante porque “o PC do B de Tabira sempre se preocupou com a formação dos seus quadros, mas neste momento de reorganização do partido em Tabira a formação teórica torna-se ainda mais necessária, pois a falta de conhecimento e de compromissos com a agremiação são  motivos que levaram alguns quadros a abandonarem a militância e o partido".

Na ocasião o partido incorporou às suas fileiras o militante antigo do Movimento estudantil do Pajeú e do Partido na Bahia, hoje  Professor da Escola Pedro Pires Ferreira de Tabira,   Claudio Marcelo, conhecido como Professor Djou. Claudio Marcelo, apoiado no passado pelo militante do Partido Dedé Rodrigues, fundou grêmios estudantis em São José do Egito e militou no partido naquele município e também no Estado da  Bahia apoiando a deputada Federal do Partido Alice Portugal.  
Nas discussões sobre a conjuntura mundial o Professor Dedé Rodrigues chamou a atenção dos quadros para a  grave crise cíclica do capitalismo mundial decorrente da contradição básica deste sistema “produção cada vez mais social em conflito crescente com a forma de apropriação privada da renda e da riqueza”. Como exemplo ele citou a última pesquisa da OXFAN que diz conforme Carlos Ruy “Aquela parcela mínima de seres humanos privilegiados detinha, em 2014, 48% da riqueza existente, e sua parcela cresce apesar da crise econômica mundial. Em 2009, eram donos de 44% da riqueza; daqui a dois anos, sua fatia poderá superar 50% do total, dando então àquele 1% mais riqueza do que terão todos os demais 99% dos seres humanos”. Que futuro pode ter um sistema desse? Questiona o professor.

Sobre a crise nacional Dedé Rodrigues citou as deliberações acerca 10ª Conferência do Partido convocada para os dias 29, 30 e 31 de maio que diz
Neste sentido, o documento preparatório da 10ª Conferência nacional do PCdoB propõe “defender a democracia e o legítimo mandato constitucional da presidenta Dilma” e ainda “rechaçar e vencer o golpismo da direita seja repelindo e desmascarando a pregação de um impeachment fajuto, posto que sem base jurídica, seja derrotando outra vertente desse golpismo, que é a de tentar paralisar o governo, desestabilizá-lo – vertente essa que também se expressa pela conduta truculenta, autodeclarada do PSDB, de ‘sangrar’ a presidenta, de enfraquecê-la continuadamente”.


Para impulsionar a contraofensiva, o projeto de resolução apresenta ainda “a retomada da iniciativa política a ser empreendida pelas forças democráticas e progressistas em torno de bandeiras unificadoras que se relacionam com a tarefa central de rechaçar com firmeza o golpismo, de defender o mandato da presidenta e de conquistar a estabilidade do governo”. Essas bandeiras são a defesa da Petrobras, da engenharia, da economia nacional; o combate à corrupção com o fim do financiamento empresarial das campanhas; a retomada do crescimento econômico e a garantia dos direitos trabalhistas e sociais.

O partido em Tabira continua no campo das oposições, mas sintonizado com a orientação do partido a nível nacional, está estabelecendo uma série de conversações com as forças que apoiaram Dilma Rousseff em nosso município tendo em vista a formação de uma frente ampla municipal para defender o mandato de Dilma, combater o golpismo que cresce no Brasil e defender as bandeiras da Petrobras, da engenharia, da economia nacional; o combate à corrupção com o fim do financiamento empresarial das campanhas; a retomada do crescimento econômico e a garantia dos direitos trabalhistas e sociais no Brasil.

O núcleo dirigente já conversou com o presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) Tote Marques e marcou uma conversa com o Vereador Aristóteles para eles ajudarem nesta articulação no município.  


Professor Djou assinando a ficha de filiação ao partido no município.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário