sexta-feira, 10 de abril de 2015

REFLEXÃO POLÍTICA DO DIA

Demônio Dilma

Luciano Siqueira *

Semelhante a uma luta de boxe - quando um dos contendores, momentaneamente na ofensiva, procura atingir o adversário de todas as formas para enfraquecê-lo e derrotá-lo por nocaute ou mesmo por pontos - a oposição à presidenta Dilma não dá tréguas.


Cobra “autorização” para que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, conduza a economia como bem entende e a seu modo – e cai de pau em seguida, difundindo a falsa ideia de que a presidenta abriu mão dessa sua prerrogativa.

Reclama da má articulação política do governo, do desprestígio do PMDB e da base aliada – e agora se apressa em propagar a falsa versão de que nessa matéria Dilma também teria jogado a toalha.

Lorotas ridículas de quem se compraz em destilar diatribes contra a presidenta, ao invés de comparecer ao debate elevado acerca dos rumos do país.

Não há nenhum sinal de que Dilma solte as rédeas da economia. Há sim, a percepção de que certamente estamos atravessando uma transição, via doloroso ajuste fiscal, a uma retomada futura do crescimento.

Como tem assinalado a economista Tânia Bacelar, vivemos dificuldades de curto prazo e somos um país de grandes potencialidades ainda a explorar.

Ou seja, podemos sair do outro lado com a retomada do dinamismo da economia, a despeito dos novos agravos externos advindos da valorização do dólar norte-americano e de uma possível nova bolha financeira.

A crise global ainda viceja, como assinala Yilmaz Akyuz, economista-chefe do instituto de pesquisas South Centre, da Suíça, e ex-diretor e economista-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, citado na Carta Capital, “os Estados Unidos não estão plenamente recuperados, a Zona do Euro mal iniciou sua retomada e os países em desenvolvimento têm perdido força”.

Há também o bom sinal de que, na esfera política, enfim convencida da necessidade de recompor sua base parlamentar de apoio, Dilma recorreu ao presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República para que se ocupe dessa missão.

Sob a sua batuta, é evidente.

No início do segundo governo Fernando Henrique Cardoso o quadro era pior do que o atual. A inflação anualizada chegou a 20%, nossas reservas monetárias se aproximavam do fundo do tacho, tendo o Brasil perdido, de uma só tacada, 48 bilhões de dólares.

Mas FHC era um santo, ao olhar das oligarquias conservadoras e da mídia.

Para estes, Dilma hoje é o demônio.
* Médico, vice-prefeito do Recife, membro do Comitê Central do PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário