domingo, 24 de fevereiro de 2013

Membros do PV dão forte apoio a partido da ‘Rede


Entre os integrantes da comissão em Pernambuco estão o ex-deputado petista Roberto Leandro e o secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Em Tabira, no sertão do pajeú, um dos articuladores é Sandro Ferreira, fundador e militante do partido a 17 anos.

Arquivo pessoal
Meio milhão de assinaturas distribuídas por nove estados da legislação. Este é o número exigido pela Justiça Eleitoral para a criação de uma nova sigla no Brasil. Mesmo com um desafio numeroso, simpatizantes do novo partido ‘Rede Sustentabilidade’ lançado no dia 16 de fevereiro, buscam confiantes, ajuda de todo o País para a oficialização concreta da sigla. Em Pernambuco, afiliados ao Partido Verde (PV) apoiam fortemente a existência da Rede e colhem assinaturas por todo o Estado.
Dois dos integrantes da Comissão Executiva de Pernambuco que estão à frente da colheita de assinaturas são os filiados ao PV  – o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier e o ex-deputado petista, Roberto Leandro. Apesar de não terem saído do Partido Verde ainda, ambos administram estadualmente as articulações políticas de criação da Rede.
Segundo Roberto Leandro, após o lançamento da sigla em Brasília já houve uma reunião no Estado para que as fichas de apoio fossem distribuídas. O próximo passo, segundo o ex-deputado é buscar uma estrutura física para criação de um escritório. “Já existe um processo de articulação, conversamos com várias lideranças e recebemos muitos telefones do interior e de pessoas filiadas ou não a partidos. Além disso, já criamos algumas mobilizações de trabalho como equipe jurídica, de comunicação, de estrutura e de colher assinaturas”, explicou.
O integrante da comissão executiva adiantou ainda que no início desta próxima semana haverá uma nova reunião para que as pessoas possam se engajar mais. “Faremos um balanço das fichas de inscrições e pretendemos ter aqui em Pernambuco 70 mil assinaturas. No entanto, logo em breve articularemos visitas inclusive a nível nacional e realizaremos um cronograma de vinda de Marina Silva aos estados”, antecipou o ex-deputado.
Rede Sustentabilidade – O partido recém-lançado neste mês de fevereiro possui algumas particularidades em seu estatuto. Segundo Roberto Leandro a sigla se diferencia dos demais partidos por algumas características próprias. “Um dos nossos diferenciais é a filiação que se dará através de direção, executiva, encontros e congressos que serão todos trabalhados em rede. Criamos ainda candidaturas avulsas para que as pessoas que queiram se candidatar e representar parte da sociedade possa ter espaço”, explicou. O ex-deputado também apresentou outras particularidades. “Os deputados ou prefeitos só podem ser reeleitos uma única vez para o mesmo cargo, ou seja, uma pessoa poderá assumir o mandato no máximo por oito anos durante toda a vida de filiação. Outra exigência nossa é que os financiamentos de campanha tanto de pessoas físicas quanto jurídicas sejam limitados”, esclareceu.
Especulações políticas – Sobre a possível candidatura de Marina Silva como vice-presidente da chapa de Eduardo Campos, fato comentado no meio político caso o partido não seja fundado, o membro da comissão não quis se comprometer. “Nós não podemos falar sobre cotas! É uma possibilidade, mas o processo político ainda vai acontecer e muitas águas vão rolar. A rede tem um âmbito social, ambiental e político, mas hoje é tudo hipóteses”, desconversou Leandro que apenas deixou claro que se a sigla se consolidar há pretensões reais de se disputar o parlamento, o governo e a presidência.
Criação de partido - De acordo com Roberto Leandro a Legislação Brasileira exige que para a criação de um partido é necessário que um conjunto de pessoas manifeste um desejo. Depois disso deve-se colher 500 mil assinaturase de poio, o que equivale a 0,5% dos eleitores do Brasile serão conferidas pela Justiça Eleitoral que emitirá certidões que permite o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Ainda de acordo com o ex-deputado, a sigla Rede Sustentabilidade tem até o dia 03 de outubro para se regularizar caso queira concorrer as eleições em 2014.
fonte: www.leiaja.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário