sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ZÉ AMÂNCIO: "NÃO PODEMOS FICAR ACOMODADOS SÓ ESPERANDO OS PROGRAMAS DOS GOVERNOS".




No começo deste mês, o Ex-Vice-Prefeito e Presidente do C.M.D.R, Joel Mariano, acompanhado do Blogueiro Vagner Leandro, batemos um bom papo com José Amâncio da Silva, popularmente conhecido por Zé Amâncio, Agricultor, residente no Sítio Cachoeirinha dos Cordeiros, Município de Tabira/PE. O Agricultor Zé Amâncio trabalha com irrigação por gotejamento e produz milho e feijão em sua roça.
O roçado do Agricultor Zé Amâncio fica nas proximidades do Rio Pajeú   o mesmo tem uma bomba que puxa água de um poço para uma caixa com 10 mil metros de mangueiras, todas com um furo. Zé Amâncio economiza água e irriga seu roçado de onde tira seu sustento. Zé tem 20 mil espigas de milho para vender, a espiga custa 50 centavos, que é equivalentes a 10 mil reais. E a palha ele vende a um real, para os criadores de gado.
Com esse exemplo o agricultor Zé Amâncio prova que, apesar da seca, o agricultor que tem um pequeno capital e iniciativa técnica consegue sobreviver no sertão melhor do que aqueles que ficam acomodados só esperando pelas pequenas ajudas dos governos.    

Por Vagner Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário