segunda-feira, 12 de maio de 2014

Brasil envia 30 mil militares para vigiar fronteiras

 

 


 

 

Como parte de uma operação de fiscalização levada a cabo pelas Forças Armadas 33 dias antes da Copa do Mundo, o Ministério da Defesa do Brasil enviou 30 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica para vigiar as fronteiras do país.



arquivo abr
Tropas das Forças Armadas brasileiras que farão parte do esquema de segurança da Copa do MundoTropas das Forças Armadas brasileiras que farão parte do esquema de segurança da Copa do Mundo

A Operação Ágata 8, como é chamada, é um exercício militar realizado todos os anos nos 16.866 km de fronteiras que o Brasil divide com outros dez países sul-americanos. Seu objetivo é combater os principais crimes fronteiriços: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais. Este ano, a manobra foi incluída nos planos de segurança do Mundial da Fifa, segundo informou em comunicado o Ministério da Defesa, pasta chefiada por Celso Amorim.

A operação começou pela manhã de hoje, se estenderá até o final da Copa e conta também com a participação de oficiais da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária, da Polícia Federal e de outros organismos, como a Alfândega e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "A Ágata é a maior mobilização realizada pelo Estado no combate aos ilícitos de Norte a Sul do país, entre Oiapoque (AP) e Chuí (RS)", diz o comunicado do Ministério da Defesa. A nota esclarece que as autoridades dos países vizinhos foram informadas previamente sobre a intensa mobilização militar.

De acordo com o ministério, diante dos compromissos assumidos pelo país para organizar um Mundial que será disputado em 12 cidades de diferentes regiões do país, o governo decidiu que a oitava edição de Ágata se estendesse a todas as fronteiras terrestres e não apenas a uma parte.

A operação de 2014 é semelhante em extensão, mas não em números, à realizada no ano passado pouco antes de o país sediar a Copa das Confederações, considerada preparatória para o Mundial.
122 municípios brasileiros

O ação Ágata 8 é coordenada de oito centros de comando em cidades próximas às fronteiras como Manaus e Belém, no Norte; Campo Grande, no Oeste; e Porto Alegre, no Sul.

A Marinha mobilizou navios de patrulha fluvial e navios de assistência hospitalar, assim como helicópteros UH-12 (Esquilo), lanchas, balsas e agências escolas flutuantes.

O Exército, por sua vez, pôs em operação membros de diferentes batalhões de Infantaria de Selva, Infantaria de Fronteira e Mecanizado, assim como unidades de Engenharia, Cavalaria, Logística, Aviação, e Comunicações e Guerra Eletrônica.

Segundo o Ministério da Defesa, a chamada faixa de fronteira, ou seja todo o território brasileiro a menos de 150 km da fronteira, compreende 27% da extensão do país e abrange 122 municípios limítrofes e 588 não limítrofes.

Além das fronteiras, as Forças Armadas também serão mobilizadas nas cidades sedes do Mundial para garantir a segurança durante o evento.

A operação planejada pelo governo para garantir a segurança das fronteiras durante a Copa, que prevê a mobilização de 170 mil policiais e soldados e investimentos de R$ 1,9 bilhão, é a maior já realizada para um campeonato da Fifa, segundo fontes oficiais.

Na operação participarão 150 mil agentes dos diferentes corpos de Polícia e das Forças Armadas, assim como 20 mil agentes de segurança privada que atuarão dentro dos estádios.

Fonte: Rede Brasil Atual
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário