quinta-feira, 22 de maio de 2014

Congresso Nacional homenageia Coluna Prestes

 



 “A memória de um povo é a alma de uma Nação”. Assim a deputada Luciana Santos começou seu discurso na sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes, que aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20).


A homenagem do Congresso Nacional foi realizada atendendo a requerimento da própria deputada Luciana e do senador Inácio Arruda.




Fazendo um breve resgate histórico das ações que levaram a formação da Coluna Miguel Costa – Prestes e de sua marcha vitoriosa pelo país, Luciana defendeu que o espírito combativo dos jovens revoltosos deve ser reverenciado e retomado pela juventude nos dias de hoje. “O espírito da Coluna Prestes deve se manter vivo na combatividade da nossa juventude, por isso é importante que se conheça a história e se compreenda as mudanças e os avanços resultantes dos atos de coragem dos heróis da nossa Pátria”, ressaltou.
(Leia o discurso completo)


No plenário estavam presentes centenas de jovens estudantes da rede pública do Distrito Federal. Além da sessão solene eles visitaram a exposição sobre a Coluna Prestes, organizada pela Comissão de Cultura, no Espaço Mário Covas e participaram de um ato onde ouviram relatos dos familiares dos homenageados, da historiadora Marly Vianna, do presidente da Fundação Maurício Grabois e onde também foi lançado o livro “Meu Companheiro”, de Maria Prestes.

Homenagens




PLucianaIuriara a ocasião o Congresso Nacional emitiu um certificado homenageando os combatentes da Coluna Prestes. Maria Prestes foi a primeira a receber o documento, em nome de Luís Carlos Prestes. O senador Inácio Arruda, que presidiu a sessão, fez a entrega.

Yuri Abyaza Costa, neto do general Miguel Costa recebeu a homenagem que foi entregue pela deputada Luciana e pelo deputado Chico Lopes. Já Letícia Cabanas, neta de João Cabanas, também participou do evento e recebeu o diploma do deputado Fernando Ferro e da presidenta da União Nacional dos Estudantes, Virgínia Barros.

O historiador Cleiton Weizenmann recebeu do deputado Gustavo Petta a homenagem que será entregue ao combatente Ezidro Pires Nardes, de 104 anos, que não pode participar da solenidade por motivos de saúde. Ezidro se juntou à Coluna aos 13 anos e tinha a tarefa de cuidar dos cavalos no período de descanso das tropas. Ele foi localizado há cerca de um mês, quando já estava adiantado o processo organização da sessão solene. “Foi uma descoberta gratificante. Ficamos felizes por encontrar um participante da Coluna Prestes, uma testemunha participante de um momento histórico. Lamentamos que ele não tenha participado da sessão, mas faremos um esforço para garantir que sua memória seja resgatada”, disse a deputada Luciana.
Encerramento


FamiliaresA sessão foi encerrada – em virtude do horário para início da sessão ordinária que deveria começar impreterivelmente às 14h – com o discurso do senador Inácio Arruda. Ele disse que os revolucionários queriam o progresso do país e destacou que a juventude dos oficiais que formavam a Coluna. “Prestamos uma homenagem ao povo brasileiro, reconhecendo a luta desses jovens para resgatarmos no presente esse período da nossa história”.

A jornada de atividade foi encerrada com a leitura do poema A Coluna da Esperança, de Crispiniano Neto, pelos netos dos homenageados Ana Maria Prestes, Yuri Abyaza Costa, Letícia Cabanas e Tatiana Lins de Barros.

“Quem queria fazer um Brasil sério
Não podia assistir acomodado
O futuro enganchado no passado
O presente perdido, sem futuro
O papel da ternura era tão duro
Que o amor precisava andar armado”

De Brasília;
Ana Cristina Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário