terça-feira, 20 de maio de 2014

Crescimento anormal em redes sociais: Os “segredos” da TV Revolta

 


 

 

O que está por trás do crescimento superficial de uma página conhecida por divulgar, entre fotos de gatinhos e frases de auto-ajuda, um discurso raivoso que engana, principalmente, os mais jovens?


João Revolta, personagem da suspeita TV Revolta

A TV Revolta é uma página que divulga fotos de gatinhos, fotos de cachorrinhos, frases de auto-ajuda, vídeos sensacionalistas e um discurso conservador. O uso desse conteúdo disfarçadamente neutro acontece paralelamente a postagens mais raivosas contra a política e em defesa da “moralidade”. Os ataques políticos são direcionados contra o atual governo, quase que exclusivamente. É a velha fórmula do senso comum que engana, principalmente, os mais jovens, além de gente madura desprevenida ou desatenta.

É de se esperar que uma página que utilize de apelações tenha forte adesão. Mas, de pouco tempo para cá, precisamente um mês, a Tv Revolta deu um salto anormal em sua taxa de crescimento. Analisando o intervalo de 18 de março até 18 de abril, observa-se um crescimento moderado: cerca de cem mil entradas. No intervalo entre 15 de abril a 13 de maio, porém, a página teve um crescimento de 1,5 milhão de curtidas, como pode ser visto no gráfico 1:



Para quem não acompanha a popularidade de páginas, comparamos a TV Revolta com outra página de grande apelo no Facebook. A fanpage de Luciano Huck, com todo o aparato publicitário, sua fama de comedor de bananas e seu extenso tempo de TV aos sábados na maior emissora do país, acumula nada menos que 13 milhões de fãs no Facebook. Ele está atualmente crescendo em uma velocidade de 500 fãs por hora, segundo a ferramenta quintly.com, de onde reproduzimos o gráfico 2:



Como então explicar a popularidade da página TV Revolta, que na mesma análise consegue atingir 13 mil entradas por hora (12 mil e 500 a mais que Luciano Huck), como se vê no gráfico 3:



Qualquer cidadão minimamente informado é capaz de perceber o alto grau de futilidade e de sensacionalismo expostos pela Tv Revolta. A grande questão, portanto, é: como eles estão crescendo dessa forma?

Duas possibilidades: uso de robôs no Facebook ou um caminhão de dinheiro em publicidade paga.

Especular sobre robôs é tema batido, tendo em vista que a página está cheia de perfis falsos. Basta abrir uma postagem e perceber como são os compartilhamentos. Diversos usuários compartilhando a mesma publicação com uma diferença que, muitas vezes, nem chega a segundos. Esse tipo de ação interfere no número de pessoas que estão “falando” sobre a página.

Para ter um grande número de curtidas, é preciso divulgar fortemente a página. Precisar sobre quanto se tem gasto em publicidade para fazer a TV Revolta crescer nessa velocidade também é realmente difícil. Mais difícil ainda é saber de onde vem todo esse dinheiro, porque publicidade tem custo e não é baixo. A quem seria interessante promover uma página aparentemente boba, mas com forte conteúdo conservador, raivoso e anti-PT?

Outro dado que impressiona

Na página 
SocialBakers podemos ver que a TV Revolta foi a segunda página do Brasil que mais crescia no dia 15/05. Um crescimento inferior apenas à página do jogador de futebol Oscar, que notadamente tem investido muito em publicidade para crescer nas redes sociais. TV Revolta cresceu mais que a página da FIFA e a página de Neymar:

Ranking das páginas que mais cresceram no Facebook no último dia (15/05/14)


Página de José Serra?

Um fato curioso e que merece um pequeno parêntese foi a taxa de crescimento da página de José Serra. O ex-presidenciável tucano andou anabolizando sua rede social por 2 dias, totalizando cerca de 150 mil fãs nesse período. Esse crescimento repentino foi flagrado por acaso. A página que pertence ao endereço fb.com/timeserra45 aparentemente estava offline, pois não era possível rastrear seu crescimento em tempo real, assim como era impossível acessá-la. Eis que ela volta ao ar com espantosos 180 mil fãs:



Voltando a falar da TV Revolta, e dessa vez com dados atuais, confira o ranking das cinco páginas que mais cresceram na última semana:



Ranking das páginas brasileiras que mais cresceram nos últimos 7 dias (16/05/14) –
http://naofo.de/89o

As outras páginas que aparecem no ranking são patrocinadas pontualmente, tendo picos de entrada. Basta perceber os gráficos de curtidas de qualquer uma das páginas com grande publicidade, até mesmo a de José Serra.

Conclui-se, então, o óbvio: a popularidade de páginas financiadas é questionável. A mídia e a elite abastada impõem sua pauta e seu ódio através do seu poder financeiro, seja ele em meios profissionais ou mesmo em espaços claramente amadores.

Por fim, a torneira de dinheiro está aberta na TV Revolta. Mas, afinal, quem está financiando isso? O interesse visivelmente é político.

Jornalistas de veículos da grande mídia, como Veja, Folha e Globo costumam afirmar, mas sem nunca conseguir provar, que a esquerda é quem paga militantes para atuar na internet. Talvez eles sejam capazes, agora, de informar quem abriu a torneira de dinheiro para financiar a tão aclamada, e conservadora, Tv Revolta.

A seguir, uma dica de um leitor para achar as imagens originais e limpas utilizadas pela TV Revolta para suas montagens e falsificações:

1. Instalar o navegador Firefox, caso ainda não o tenha no computador

2. Acessar o link seguinte para instalar a extensão (addon) do Firefox, "SEARCH IMAGE EVERYWHERE 1.1":

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/search-image-everywhere/?src=ss

3. Reiniciar o navegador

4. Acessar a página da TV Revolta no Facebook

5. Abrir em página isolada cada imagem-alvo a ser reconhecida

6. Retirar o "s" do "https" do inicio da URL e atualizar a pagina (
ela deve comecar com "http")

7. Clicar sobre a imagem-alvo com o botão direito do mouse e escolher "Search Image on TinEye" e/ou "Search Image on Google"

Com esse procedimento acaba-se achando as imagens originais e limpas (em diversos tamanhos e de diversas origens) que a TvRevolta usou para fazer suas tenebrosas montagens contra a esquerda.

Fonte: Pragmatismo, com informações de Cômicas Políticas



Um comentário: