quarta-feira, 29 de julho de 2015

Centrais sindicais protestam contra política de juros

As centrais sindicais realizaram nesta terça-feira (28) o Dia Nacional de Luta por Mudanças na Política Econômica Nacional. Centenas de pessoas participaram de atos em São Paulo, Brasília e em diversos estados em protesto contra a política de juros altos e pela retomada do desenvolvimento. Nesta quarta (29) o Comitê de Política Monetária (Copom) define a nova taxa básica de juros (Selic).


CTB
Ato em São Paulo foi em frente a sede do Banco Central, na Avenida Paulista
Ato em São Paulo foi em frente a sede do Banco Central, na Avenida Paulista

Em São Paulo, os manifestantes ocuparam a frente da sede do Banco Central, na Avenida Paulista. Empunhando bandeiras e faixas, as lideranças sindicais reivindicam uma política econômica que reaqueça a indústria e garanta emprego e renda dos trabalhadores.

O secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, afirmou: “O país está paralisando e, quanto mais se eleva os juros, mais os investidores vão para a ciranda financeira, em vez de investir na produção. Aí, as empresas começam a fechar, e é desemprego na certa”. 

“A crise atual tem muitos motivos, e um deles são os juros altos que acabam encarecendo os investimentos na produção, e aumentando também a demissão”, declarou o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

Em Brasília, o ato foi em frente ao Ministério da Fazenda reunindo mais de mil pessoas. A manifestações repeliu as medidas do ajuste, que, de acordo com os sindicalistas, estão prejudicando a classe trabalhadora.

Quintino Severo, secretário de Administração e Finanças da CUT, ressaltou que o aumento dos juros incentiva a especulação financeira, prejudicando a classe trabalhadora. “Em primeiro lugar, o desemprego, que vem crescendo. Depois, as medidas de ajuste que retiraram direitos dos trabalhadores, restringindo o Seguro Desemprego, mexendo no abono salarial e outras sanções. Por último, a redução do consumo, que desacelera a produção e faz girar a roda do desemprego”, explicou Quintino.

Em Belém do Pará, a concentração ocorreu na escadinha do cais da Praça Pedro Teixeira, de onde os trabalhadores saíram em caminhada até a frente do Banco do Brasil na Presidente Vargas.

“A CTB entende que o Brasil precisa romper com o modelo baseado em política de juros altos que beneficia o sistema financeiro e rentista e impede o desenvolvimento nacional”, destacou o presidente estadual da central no Pará, José Marcos Araújo, o Marcão Fontelles.

“Esse ato é para alertar a população sobre os riscos que essa política econômica trás para toda classe trabalhadora. Não queremos esse aumento de juros, queremos distribuição de renda, mais emprego para a população. Não concordamos em pagar por essa crise, por isso continuaremos firmes na luta por mudança nesse sistema que só agride aos trabalhadores e todos os seus direitos conquistados”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim. 


Do Portal Vermelho, com informações de agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário