terça-feira, 28 de julho de 2015

Economia vai retomar o caminho de crescimento, afirma Levy


O ministro da Fazenda Joaquim Levy afirmou nesta terça-feira (28) que o ajuste fiscal não é incompatível com o crescimento da economia e que as metas devem ser superadas nos próximos dois anos. “A turbulência é passageira e acredito que a economia vai retomar o caminho de crescimento. É um processo que tem momentos mais difíceis mas que chegará a um termo”, disse ele.


Foto: Estadão
Levy disse que o governo vai buscar o "alinhamento com o Congresso"
Levy disse que o governo vai buscar o "alinhamento com o Congresso"

Levy ressaltou a importância de se entender a centralidade e a manutenção do ajuste fiscal e também de reconhecer que certas incertezas têm pesado na economia. O processo de ajuste da economia está avançando dentro do padrão normal. Empresas têm se adaptado, algumas já encontram condições de voltar a crescer.

Em outra entrevista, concedida ao Estadão, Levy ironizou os que apostam contra a retomada do crescimento: "Quando eu tinha 13 anos, minha irmã, um ano mais nova, era mais alta do que eu. Tinha um porteiro que todo dia passava e dizia ‘ah é, a menina cresceu, mas ele não vai crescer, que pena, não vai ficar que nem o pai’. Diante desta extraordinária lição de vida, tenho certa reserva quanto a essa história de que “o Brasil nunca mais vai crescer”. Se a gente não fizer nada, não cresce. Mas há milhões de novas tecnologias para disseminar", disse ele que tem cerca de 1,90 metro.

Levy também afirmou que o superavit primário de 2016 pode ser elevado se houver um “alinhamento de prioridades entre Executivo e Congresso”. “O protagonismo do Congresso até agora tem sido na direção de enfraquecer a meta, pelas mais diversas razões”, disse.

"Vamos fazer todos os esforços, alinhando entendimento com o Congresso, para garantir uma previsibilidade fiscal que dê tranquilidade também em relação à dinâmica da dívida. Temos uma dívida relativamente grande e temos que estar atentos a sua trajetória. Para isso, temos que tomar decisões no campo fiscal, no campo do gasto, darmos sinalizações que sejam favoráveis à tranquilidade dos mercados, completou.

O ministro afirma que vivemos um momento de incertezas na economia e ressalta que é importante ser realista e transparente quanto ao compromisso com o ajuste fiscal. “É preciso priorizar despesas e discutir o quanto que essas despesas nos levam a resultados. Temos que avaliar a eficácia, eficiência do gasto para podermos ver a trajetória fiscal. Uma trajetória que dê segurança aos agentes econômicos”.

Levy afirmou ainda que o Brasil vive um momento de oportunidades, um momento de tomar decisões para consolidar o progresso feito nos últimos dez anos. As declarações foram dadas hoje na cerimônia de comemoração do aniversário de 40 anos da Escola de Administração Fazendária (Esaf). A Escola faz parte da estrutura do Ministério da Fazenda e seleciona, em todo o país, servidores capacitados para trabalhar na gestão das finanças públicas. 


Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário