domingo, 26 de julho de 2015

PC da Rússia condena anticomunismo na Ucrânia


Em declaração assinada pelo presidente Guennádi Ziugánov, o Partido Comunista da Federação Russa denuncia a escalada da repressão anticomunista na Ucrânia.


Guennadi Ziuganov
Guennadi Ziuganov

Leia abaixo a íntegra da declaraçao:

O grupo filo-americano no governo em Kiev, que tomou o poder na Ucrânia em fevereiro de 2014, deu agora um passo no caminho do aniquilamento da democracia no país. O ministro da Justiça assinou um documento que proíbe o Partido Comunista da Ucrânia de participar nas eleições em qualquer nível. Assim, deu a entender que isto representa somente um passo intermediário rumo à completa interdição do partido comunista.

O Ministério da Justiça refere-se à lei que introduz o veto às ideologias comunista e fascista. É impossível, porém, não perceber que é o próprio fascismo que está florescendo de maneira exuberante na Ucrânia. As ações ultrajantes do “Setor de Direita” assemelham-se como gotas d’água aos comportamentos das tropas de assalto hitleristas. Os chefetes desse movimento político-militar ucraniano mostram claramente quem está provocando fúria no país.

Não obstante as tentativas de equiparar o nazismo e o comunismo, estas ideologias são diametralmente opostas e inconciliáveis. A ideologia desumana do fascismo é rechaçada por toda a humanidade, enquanto a ideia de uma ordem social baseada na justiça é cada vez mais difundida em todo o planeta. E é exatamente na tentativa de sufocar esta ideia que a oligarquia mundial – autêntico patrão da reação – utiliza o nazismo.

Uma das principais características do fascismo é a sua feroz luta contra os comunistas. A primeira coisa que qualquer regime filo-fascista procura fazer é a perseguição e a proibição do partido comunista. É precisamente nesse caminho que se movimenta a cúpula do poder em Kiev. Os contínuos passos para o aniquilamento do movimento comunista revelam claramente o caráter de classe das forças que tomaram o poder na Ucrânia. Estas forças representam os interesses da grande burguesia local, como apêndice da oligarquia mundial.

As contínuas tentativas de sufocar o movimento comunista na Ucrânia demonstram que este mete medo aos clãs burgueses-oligárquicos. A ameaça para eles não emana dos farsantes “revolucionários de Maidan”, mas dos comunistas com sua tradição de luta pelos interesses dos trabalhadores. Estes representam o principal perigo para os apoiadores de Porochenko e Kolomoysky, de Avakov e Turchinov, de todos aqueles que lançaram o povo da Ucrânia na miséria e na humilhação.

As “democracias” ocidentais fecham vergonhosamente os olhos diante das orgias dos herdeiros de Bandera, o cúmplice de Hitler. Nos anos 1930 estas “democracias” já tinham favorecido a difusão da peste nazista na Europa, com a esperança de usá-la contra a União Soviética. Nós não esquecemos que o capital anglo-americano promoveu da maneira mais enérgica o renascimento da potência militar-industrial da Alemanha hitlerista. E hoje a oligarquia mundial nutre o regime neonazista em bancarrota, procurando salvá-lo da ira das pessoas. O propósito mais importante das forças reacionárias consiste em transformar a Ucrânia na ponta de lança da russofobia ocidental.

Para os senhores globalistas está tudo claro. Mas cabe aos povos dos países do Ocidente recordarem que o monstro hitlerista, adquirindo força com os empréstimos dos bancos americanos, se afirmou em virtude da obediência aos próprios patrões e começou a sufocar todas as manifestações da democracia. E somente a União Soviética, aniquilando a hidra nazista, salvou o mundo da escravidão.

É absolutamente claro que as mais duras lições da história não podem ser esquecidas. Hoje, busca-se extingui-las da memória dos povos da Europa e da América. Mas os povos da Rússia, que comemoram os 70 anos da grande vitória sobre o fascismo, não esqueceram em absoluto. Não esqueceram tampouco que os comunistas sempre estiveram e estão à frente das forças antifascistas.

O Partido Comunista da Federação Russa condena firmemente a nova etapa da histeria anticomunista na Ucrânia. Pedimos à comunidade mundial, às organizações democráticas internacionais que se unam na luta contra o ressurgimento do fascismo no centro da Europa. Os comunistas russos reafirmam sua firme solidariedade aos companheiros na Ucrânia. Continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para contestar o nazismo, para defender os interesses dos trabalhadores, para instaurar a paz, a democracia e os direitos humanos.



Fonte: Marx 21 [www.marx21.it], sítio do Partido dos Comunistas Italianos; traduzido do russo por Mauro Gemma e do italiano pelo Blog da Resistência [www.zereinaldo.blog.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário