segunda-feira, 27 de julho de 2015

Luciana defende unidade na luta da mulher em homenagem do PSDB


Na última quinta-feira (23), a Câmara Municipal do Recife (PE) prestou homenagem a um grupo de mulheres pernambucanas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A presidenta nacional do PCdoB e deputada federal Luciana Santos (PE) foi uma das agraciadas com o troféu Dona Santa, rainha do maracatu Elefante, um dos mais tradicionais do Estado.


A homenagem aconteceu por iniciativa do PSDB Mulher de Pernambuco, presidido pela ex-deputada Terezinha Nunes. 
A homenagem aconteceu por iniciativa do PSDB Mulher de Pernambuco, presidido pela ex-deputada Terezinha Nunes. 

No discurso de agradecimento em nome das demais homenageadas, Luciana salientou que as mulheres negras são alvo de uma tripla opressão: de gênero, de raça e de classe. Citando o filósofo italiano Domenico Losurdo, explicou que a luta pela emancipação feminina ocupa lugar destacado na origem da luta de classes.

Para Luciana, a luta das mulheres negras da América Latina se torna ainda mais difícil em virtude da negação à existência de preconceito e opressão. “É preciso elevar a consciência da opressão porque apesar dela ser evidente, factual e estar em números, não existe ainda plena consciência da opressão, ou pelo menos querem negá-la”, avalia a parlamentar.

Para ela, “essa é a grande luta, primeiro o reconhecimento da opressão, que existe desigualdade e que existe preconceito racial, para que ele possa ser superado. Depois uma grande luta para fazer valer políticas públicas concretas que garantam emancipação.”

Mulheres na política

A deputada também lembrou a sub-representação das mulheres pernambucanas na política, lembrando que em toda a história do Parlamento houve apenas três deputadas federais por Pernambuco: Cristina Tavares, Ana Arraes e a própria Luciana Santos. 

Ela lembrou também a contribuição de Adalgisa Cavalcanti, ao defender que a visibilidade, o reconhecimento e o apoio político são fundamentais para o desenvolvimento de políticas afirmativas para as mulheres.

Presidente nacional do PCdoB, Luciana disse que foi interpelada pela imprensa sobre o fato de receber uma homenagem do PSDB, uma vez que os dois partidos atuam em campos opostos no âmbito da política. 

“Se nos processos ao longo do tempo a luta política nos colocou em campos políticos antagônicos, não separa nossa luta por direitos humanos, por direitos civis, pela igualdade entre homens e mulheres e a igualdade de raça”, replicou. 

“No reconhecimento do que é básico e está além da disputa partidária, é preciso que estejamos acima disso e prontos para honrar as lutas históricas do nosso povo, por isso me orgulho muito de estar sendo homenageada ao lado de todos vocês”, finalizou Luciana.

Além da deputada Luciana, receberam o troféu “Dona Santa”, a cantora Lia de Itamaracá, a parteira Maria dos Prazeres, e a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Racismo do Ministério Público do Estado, a procuradora Maria Bernadete Figueiroa, entre outras. Também houve homenagem póstuma à cantora Selma do Coco, que faleceu em maio deste ano. As netas de Selma receberam a honraria.



Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Luciana Santos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário