Por Dedé Rodrigues
Foto do fim do curso do Sismédio - 2015 EAAC
Foto do fim do curso do Sismédio - 2015 EAAC
Tendo como base a lei nº 15.507 de 2015 que regulamenta a
utilização de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas,
bibliotecas e outros espaços das escolas do Estado de Pernambuco, a gestão da
escola Arnaldo Alves Cavalcanti distribuiu com os professores um documento para
ser discutido em sala de aula, dividido
em três etapas, inclusive com uma avaliação final, que norteará os debates
sobre as novas regras que serão discutidas e aprovadas pelos alunos, para em
seguida, serem novamente discutidas pelos professores e e aprovadas pelo Conselho
Escolar e adotadas democraticamente por todos que fazem parte da escola.
Na primeira etapa o documento chama a atenção dos
professores sobre o papel do educador que vai além de ensinar conteúdos aos
seus alunos. Neste sentido é proposto no documento uma “reflexão coletiva” sobre
os prejuízos que o uso do celular têm causado à escola e como seriam as “características
de um ambiente escolar cooperativo e democrático que favoreça à autonomia intelectual
e moral dos estudantes.
Ainda nesta etapa os professores devem reunir os alunos em
sala de aula,
num círculo, no qual será aberto democraticamente uma conversa
sobre o uso do celular na escola, especialmente em sala de aula. O aluno deverá
se sentir a vontade e deverá ser estimulado,
de forma livre, a dizer o que pensa sobre a lei. Nesta mesma etapa o aluno deverá ser
estimulado a fazer uma pesquisa sobre o uso do celular em outros estados do Brasil
e em outro países.
Na segunda etapa, o professor já de posse das anotações do
debate da aula anterior e da pesquisa que os alunos fizeram, deve organizá-los
em grupos para o compartilhamento das anotações e da pesquisa. Lembrete importante: até este momento o
professor deve estimular os alunos para a socialização e sistematização do
material que têm sem fazer julgamentos.
Na terceira etapa o professor deve discutir com a turma o
que é uma assembléia de classe (Conselho de Classe), no qual se discute e se
aprova regras democraticamente para todos seguirem. Nesta etapa os alunos devem
ser informados que as regras discutidas e aprovadas por eles, serão também discutidas
pelo coletivo de professores e Conselho Escolar para aprovação e cumprimento
delas por todos.
Para concluir a discussão com os alunos o professor deve
propor que eles respondam as seguintes questões:
1. De que maneira você participou das atividades?
2. Quais as contribuições das discussões para a sua
compreensão do tema proposto?
3. A organização das regras sobre o uso do celular foi feita
de forma democrática?
4. Você considera que essas regras melhorarão o trabalho na
nossa escola?
A impressão que tenho
sobre este passo adiante em nossa democracia escolar é que ele é fruto do que
aprendemos no Curso do Sismédio sobre gestão democrática e, ao mesmo tempo,
tenho a expectativa que o resultado, ou a síntese, deste amplo debate servirá para melhorar a
nossa escola em todos os sentidos. Parabéns
a gestão por esta iniciativa.
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