quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ASPECTOS DA CONJUNTURA ATUAL RETIRADOS DE UMA AULA DE SOCIOLOGIA.

Esta semana durante algumas aulas na E. A. A. C. trabalhando um conteúdo do livro da Disciplina de Sociologia ÉTICA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA CONTRA A BARBÁRIE no 3º E M – B eu fiz a seguinte pergunta retirada do próprio livro Para os alunos: Outro mundo é possível? No debate democrático que se seguiu a classe ficou dividida entre os dois modelos sociais mais conhecidos no mundo o Capitalismo e o Socialismo. A princípio o problema poderia parar por ai, mas para um professor que estuda as ciências sociais e humanas era fundamental ainda perguntar: O capitalismo e o socialismo são regimes iguais e estanques em todo tempo e lugar? A resposta é não. Por isso eu achei importante apresentar três “modelos” que estão sendo construídos no mundo. O Capitalismo Neoliberal, o Capitalismo antineoliberal ou mais estatal dos países emergentes e o socialismo.
O Capitalismo Neoliberal.
Este modelo político, econômico e social é a culminância do Consenso de Washington e a implantação do neoliberalismo comandado especialmente pelos Estados Unido e a Inglaterra nos anos 80 do século XX. Este modelo se encontra em profunda crise, a partir de 2007, haja vista, as dívidas acumuladas praticamente impagáveis, o crescente desemprego estrutural, a tentativa de destruição do chamado Estado de bem-estar social (implantado nesses países com medo do socialismo russo), a recessão e a estagnação econômica. Cada medida que os atuais governantes da Europa e também dos Estados Unidos tomam piora a situação. Os governantes Imperialistas, sem saídas, aumentam as ações de guerras no mundo para apropriar-se das riquezas alheias, a exemplo das guerras do Afeganistão, Iraque e Líbia. Os próximos candidatos a serem assaltados são o  Irã e a Síria, é só você acompanhar os  noticiários da grande mídia.  Tudo em nome de uma democracia exportada como modelo a força para o mundo, mas que até agora não foi implantada como pregam.
O Capitalismo antineoliberal ou mais estatal.
Neste “modelo” estão os países emergentes como a Rússia, a Índia, o Brasil, entre outros, que ao contrário dos primeiros, o Estado está mais presente na economia, no geral, não vendem as suas empresas ao capital privado e abandonaram as medidas liberalizantes da economia.  Mesmo já sentindo alguns efeitos da crise mundial, estes países estão crescendo mais que os outros, geram empregos, distribuem rendas e têm dinheiro em caixa. Vale lembrar que estes modelos sociais novos, é o resultado das derrotas eleitorais dos governantes neoliberais nos últimos 10 anos, especialmente na América Latina. Estes países, defendem um mundo multipolar.
O Socialismo.
Este modelo é diferente de todos, pois aqui, o Estado planeja as principais atividades econômicas do país, mesmo tendo o mercado mais presente do que o modelo da Ex.URSS. O principal país atual é a China, (segunda potência mundial) caminhando para ultrapassar os Estados Unidos em breve, seguida do Vietnã, entre outros.  Estes países citados se encontram com um maior crescimento econômico, geração de empregos, distribuição efetiva da renda e bastante dinheiro em caixa. No mundo atual, a China, com quase um bilhão e meio de pessoas é o país que mais cresce economicamente. Neste bloco de países, vale destacar algumas experiências, ainda embrionárias de socialismo, que estão se gestando na Venezuela, Equador, Bolivia e Guatemala. 
Outro mundo é possível?
Penso que é possível sim. Embora só com outro modelo social. O capitalismo neoliberal, o Imperialismo americano e seus aliados serviçais apostando tudo no mercado e no lucro é um regime irracional e destrói o meio ambiente por intermédio de um consumismo sem freios, como conseqüência, segue gestando a barbárie e destruindo também as espécies vivas e o próprio ser humano. Os homens e as mulheres de bem que defendem a justiça e a paz, especialmente os trabalhadores, estão  chamados  para discutir e construir outro modelo social para o Brasil e para o mundo.
Tabira, 10 de novembro de 2011.
Dedé Rodrigues.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário