quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brasil fecha acordo para contratar 4 mil médicos cubanos


Médico. Foto: Reprodução de internet

(por Sandro Ferreira)
Contratam-se médicos cubanos

Salário: R$ 10 mil + benefícios
Local: 701 municípios brasileiros
Tratar com Ministério da Saúde
Deverão chegar ao Brasil até o final deste ano 4 mil médicos cubanos. É o que prevê o termo de cooperação assinado nesta quarta-feira pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), para contratação coletiva de profissionais vindos de Cuba.
Nesta primeira etapa, 400 profissionais da saúde chegarão ao Brasil e serão alocados em um dos 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum médico brasileiro ou estrangeiro aprovado pelo programa Mais Médicos. Cerca de 84% dos municípios carentes listados estão localizados nas regiões Norte e Nordeste.


Antes, no entanto, os profissionais cubanos participarão de uma avaliação nas universidades públicas, assim como os brasileiros e estrangeiros selecionados pelo Mais Médicos. De acordo com o ministro, só os especialistas aprovados nessa etapa serão alocados nos municípios. O segundo grupo, de 2.000 médicos, chegará ao Brasil no dia 4 de outubro.
Padilha informou que os salários dos profissionais cubanos serão de R$ 10 mil, além de benefícios como auxílio-moradia e alimentação - mesmos valores recebidos pelos demais participantes do Mais Médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário