quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COODAPIS E CMDR DISCUTEM AGRICULTURA FAMILIAR NO SÍTIO NOVA ESPANHA DE TABIRA.


Na última terça-feira, 27 de agosto, a Cooperativa dos Apicultores do Nordeste – COODAPIS se reuniu no Sítio Nova Espanha de Tabira/PE, na casa do casal anfitriões Dora e Bau. O encontro contou com as presenças do Diretor Presidente da COODAPIS José Adelmo Cabral, do Presidente do CMDR Joel Mariano, de Maria Leonizia integrante da entidade, Presidentes de Associações, agricultores e líderes comunitários. 

 

O principal objetivo da reunião foi discutir com os agricultores a cadeia produtiva da agricultura familiar, criar uma renda melhor e uma boa qualidade vida para nossos agricultores. A COODAPIS está discutindo o projeto da agricultura familiar com três grupos, sete Associações e onze municípios do Pajeú. Adelmo em sua fala, disse que o PNHR Programa Nacional de Habitação Rural é um programa que o agricultor, proprietário da terra,  pode construir ou reformar sua casa, ele assina um termo de compromisso com Banco do Brasil e COODAPIS em parceria com as Associações.

A COODAPIS é pioneira, além do mel, trabalha também com poupas de frutas. Brevemente terá investimentos na COODAPIS em Tabira e na Região do Pajeú. Um abatedouro de caprino, um frigorífico de peixe e uma unidade de processamento de biscoito com a marca de Tabira. O principal objetivo é trabalhar para que esse projeto seja feito com as cadeias produtivas da agricultura familiar de Tabira.

“Esse um projeto inovador da COODAPIS, para esse projeto iniciar estamos fazendo um diagnóstico em Tabira para descobrir o que tem e o que pode ser produzido”. Disse o Diretor Presidente da COODAPIS Adelmo Cabral.

Para a execução desse projeto, a COODAPIS está tendo apoio da Gerente do Banco do Brasil Elizabete Almeida, do IPA e de Joel Mariano Presidente do CMDR. Por Vagner Leandro*

Nenhum comentário:

Postar um comentário