(por Sandro Ferreira)
Pesquisa aponta o ministro Joaquim Barbosa com 11%, apesar de não ser político e não ter cogitado interesse, figura perto de Aércio e Serra, melhor colocado que Eduardo Campos.
Diferença entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (Rede) é de apenas nove pontos percentuais na intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na edição dominical da Folha de S.Paulo que circulou neste sábado (10).
A popularidade de Dilma cresceu comparado a pesquisa anterior que ela tinha 30%. Tendo como adversários Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Assim como a popularidade, a presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou também a intenção de voto.
No cenário mais provável, tendo como adversários Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), Dilma tem 35% das intenções, ante 30% na pesquisa anterior, de junho, seguida pela ex-ministra do Meio Ambiente. Marina tem 26% da preferência, três pontos acima dos 23% da pesquisa anterior.
Aécio recuou 17% para 13% e o governador pernambucano Eduardo Campos variou de 7% para 8%. Mesmo com a reação, Dilma ainda enfrentaria um segundo turno, nesse caso com Marina, se as eleições fossem hoje. A soma de votos brancos, nulos e dos que não votariam em qualquer candidato atingiria 13% e outros 5% dos ouvidos não sabem em quem votar.
O Datafolha traçou ainda um cenário com a candidatura de José Serra (PSDB) e com a inclusão do também tucano Aécio para avaliar o posicionamento do ex-governador paulista, cujo futuro ainda é incerto. Neste caso, Dilma teria 32%, no seu pior posicionamento entre as avaliações, Marina 23%, Serra 14%, Aécio 10% e Campos 6%.
Com a entrada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa no páreo, que teria 11% dos votos, ante 15% no levantamento anterior, Dilma teria 33% das intenções, Marina 22%, Aécio 12% e Campos 6%. Brancos, nulos e nenhum candidato somados chegariam a 11% e 5% não saberiam em quem votar.
Dilma mantém 32% das intenções de voto também no cenário análogo, mas com Serra substituindo Aécio. O ex-governador paulista aparece com 15% dos votos nessa avaliação, o melhor cenário da pesquisa para o tucano. Na disputa aparecem ainda Marina em segundo lugar, com 21%, Joaquim Barbosa com 11% e Campos se sustenta com 5%.
O Datafolha ouviu 2.615 eleitores entre quarta-feira, 7, e sexta-feira, 9, em todo o País, com margem de erro de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Com uma imagem da Dilma desgastada entre os congressistas, o PT deve ter dificuldade de decolar a candidatura de sua reeleição e terá que construir alianças e trazer parceiros para criar força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário