sexta-feira, 23 de agosto de 2013

# Eu respeito os animais da natureza e digo não à caça

(por Sandro Ferreira)


Leia o texto e assine a campanha no final da página.
Participe da defesa dos animais nativos do Brasil. Contra a caça, aprisionamento e tráfico.

Mobilização

Eu respeito os animais da natureza e digo não à caça

Campanha em defesa dos animais nativos do Brasil.
Contra a caça, aprisionamento e tráfico. 


O combate aos crimes ambientais é parte essencial de uma política de proteção da natureza. A persistência e o aumento do registro de casos de caça, captura e tráfico de animais da fauna silvestre, pesca predatória e de crimes contra a flora, apontam a fragilização e precariedade das ações que o Poder Público deveria implementar em todos os níveis.

Esse quadro se agrava com as ameaças e investidas criminosas contra a vida das pessoas que, voluntariamente, tentam minimizar essa lacuna criada pela ausência do Estado, denunciando e procurando coibir os crimes ambientais, entre eles a caça.

Tristes exemplos que refletem a gravidade desse quadro de violência contra a fauna e flora e seus defensores são: o assassinato no dia 24.05.2011 do casal de ambientalistas Paraenses, Maria do Espírito Santo e José Cláudio Ribeiro, o assassinato no dia 06.08.2013 do biólogo espanhol Gonzalo Alonso Hernandez no Rio de Janeiro e no dia 04.08.2013 o atentado contra os ambientalistas da APREMAVI, Wigold B. Schaffer e Miriam Prochnow, agredidos e ameaçados por um caçador armado com rifle de repetição e mira telescópica que invadiu floresta de propriedade do casal.

A atual omissão do estado nos seus diversos níveis faz crescer a cada dia a sensação de impunidade, motor maior da promoção desses atos criminosos.

Diante disso, os cidadãos e entidades signatárias, tendo em vista o disposto na Constituição Federal, na Lei de Proteção da Fauna e na Lei de Crimes Ambientais, vem cobrar das autoridades constituídas as seguintes ações em caráter de urgência:

1 - Imediata revogação da Resolução nº 457, de 25 de junho de 2013, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que facilita e estimula o tráfico de animais silvestres no país, cuja vigência está prevista para 25.12.2013, mas já estimula os infratores. Referida Resolução contraria a Constituição Federal e o art. 25 da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) que determina a soltura dos animais ou a sua doação a Zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, bem como a apreensão dos instrumentos utilizados na prática do crime.

2 - Discussão Pública no CONAMA e nos Conselhos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, de Resoluções para coibir o livre comércio em lojas agropecuárias e outros estabelecimentos comerciais, de armas de caça tais  como espingardas de ar comprimido (cujo poder de destruição e matança é comparável a armas de fogo), estilingues, gaiolas, apitos e quaisquer instrumentos de captura de animais silvestres, visto que o livre comércio de tais armas e instrumentos estimula a matança, o aprisionamento e tráfico da fauna silvestre, contribuindo diretamente para a extinção de espécies.

3 - Realização de ampla e integrada operação de fiscalização (blitz nacional) contra a caça ilegal, a captura, o aprisionamento e o tráfico de animais silvestres e pela apreensão de armas e instrumentos de captura e aprisionamento de animais da fauna silvestre.

4 - Realização de campanhas públicas mostrando a importância e beleza dos animais e estimulando a observação e fotografia como atividades sustentáveis e seguras. As campanhas também deverão ser contra a caça, aprisionamento e tráfico de animais nativos do Brasil, com ênfase também, nas zonas rurais, mostrando que matar animais  é crime e incompatível com nosso atual conhecimento científico e nível cultural. Deve-se também, divulgar telefones onde possam ser denunciados de forma anônima os contumazes caçadores de cada município ou região. 

5 - Apuração rigorosa dos casos de violência contra os defensores da biodiversidade nativa do Brasil e aplicação das penalidades previstas em lei. 

Esta campanha está sendo lançada com o apoio das seguintes organizações e pessoas físicas. Assine a campanha on line abaixo. Se sua organização também quer apoiar, envie um email paramobilizacao@apremavi.org.br: 

Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC) 
Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) 
Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) 
Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS) 

Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) 
Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) 
Associação Ecológica Força Verde 
Associação MarBrasil 
Associação Movimento Ecológico Carijós (Ameca) 
Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) 
Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Rio de Janeiro (Apeferj) 
Centro de Memórias de Dona Emma 
CI - Brasil 
Fundação para Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul (Fuconams) 
Fundação SOS Mata Atlântica 
Grupo Pau Campeche 
Instituto Augusto Carneiro 
Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura 
Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) 
Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba) 
Rede Ambiental do Piauí (Reapi) 
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) 
Terra Azul - Ecologia, Saúde e Cidadania 

Ana Paula Cortez 
André Lima 
Beloyanis (Bello) Monteiro 
Carolina Catia Schaffer 
Carlos Alberto Mesquita 
Celso Maioli 
Clóvis Borges 
Daiana Tânia Barth 
Denner Giovane 
Edegold Schaffer 
Edela T. W. Bacca 
Edilaine Dick 
Edinho P. Schaffer 
Gabriela Laura Schaffer 
Grasiela Hoffmann 
Ivy Wiens 
João de Deus Medeiros 
João Paulo R. Capobianco 
Juliano Dobis 
Katia Drager Maia 
Kathia Vasconcelos Monteiro 
Lauro Eduardo Bacca 
Leandro da Rosa Casanova 
Leonardo Sampaio Costa 
Lucia Sevegnani 
Marcia Rosana Stefani 
Marcos Alexandre Danieli 
Maria Luiza Schmitt Francisco 
Milton Pukall 
Miriam Prochnow 
Necio Lindner 
Odair Luiz Andreani 
Paulo A. Pizzi 
Pedro Ivo Batista 
Renato Cunha 
Sophie Turbide 
Tânia Martins 
Zeli T. de Souza Andreani 
Wigold B. Schaffer 

Assinaturas mais recentes

Sandro José Ferreira de Lima, Tabira-PE
Amanda Galvão, Brasília-DF
Shigueko Terezinha Ishiy, Florianópolis-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário