segunda-feira, 19 de agosto de 2013

TSE DEVE AGILIZAR REGISTRO DE PARTIDO DE MARINA

(por Sandro Ferreira)

:

Após encontro com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, ex-senadora teria conquistado apoio para trâmites de aprovação de assinaturas sejam acelerados. Segundo apuração do Valor, entendimento entre ministros seria o de que "aqui ninguém quer ser aquele que vai enterrar o projeto da seringueira"




Com popularidade em alta após figurar em segundo lugar nas pesquisas para a Presidência da República e sob forte pressão da ex-ministra Marina Silva sobre a Justiça eleitoral criaram um clima favorável para que o seu partido, o Rede Sustentabilidade, seja registrado a tempo de poder disputar as eleições no ano que vem. É o que acredita o jornal Valor.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e a corregedora-geral da Corte, Laurita Vaz, teriam garantido apoio para que o processo ganhe prioridade. O prazo para registro vai até 5 de outubro, quando se encerra o prazo de um ano antes da eleição. O entendimento de alguns ministros do TSE seria o de que "aqui ninguém quer ser aquele que vai enterrar o projeto da seringueira".
Caso o TSE acelere os trâmites, os prazos para a apreciação do Rede poderão ser encurtados, na dependência da entrega da documentação das instâncias inferiores. "O TSE pode ajudar, no sentido de conversar com os TREs e pedir agilidade, sem ser pressão ou imposição", afirma Pedro Ivo Batista, coordenador de organização da comissão executiva nacional do Rede.
Marina Silva já colheu mais assinaturas que o PSD, criado em 2011, e o Solidariedade, outra legenda em construção - cerca de 830 mil assinaturas de apoio -70% a mais que o necessário. No entanto, enfrenta o maior risco dentre as três siglas de fracassar e não obter o registro por não contar com a força e a organização da máquina política de uma legião de deputados federais, prefeitos, governadores e vice-governadores, com a qual contava há dois anos o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), nem fez o trabalho antecipado do Solidariedade, que foi fundado quase quatro meses antes, em outubro de 2012. Até a sexta-feira, o Rede contabilizava apenas 250 mil apoios válidos.
fonte: www.brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário