(por Sandro Ferreira)
Nem sempre o produto que custa mais caro é o que tem melhor qualidade. O bom e velho filtro de barro, hoje em desuso em grande parte dos lares brasileiros, quem diria, foi recentemente considerado um dos mais eficientes do mundo, segundo pesquisa americana, cujo teor encontra-se no livro The drinking water book , do autor Colin Ingran
.
De acordo com o estudo, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
O processo de filtragem neste caso é muito simples: o filtro é dividido em dois compartimentos, o superior e o inferior. O superior recebe a água a ser filtrada e contém a vela, composta de alguns minerais, como o quartzo e a dolomita, dispostos em camadas que formam uma espécie de peneira. Quando a água passa por eles, as impurezas, como limo, iodo e ferrugem, ficam ali retidas. A água então passa filtrada para o compartimento inferior e está pronta para consumo.
O sistema é lento, pois a água passa para o compartimento inferior de gota em gota, mas é justamente esse ritmo que impede que microorganismos nocivos à nossa saúde não desçam, garantindo a eficiência do processo. Outros sistemas de filtragem de água, especialmente aqueles acoplados à torneira da pia, agem sob a pressão da água, deixando passar algumas impurezas.
A limpeza da vela também é bastante simples: quando esta se apresentar com uma coloração amarronzada ou esverdeada, basta removê-la e lavá-la com água corrente e uma bucha limpa e colocá-la no mesmo lugar.
Além da praticidade na limpeza, o preço do filtro de barro é bastante acessível, em torno de R$ 100,00 a 150,00, dependendo da capacidade volumétrica, entre 4 e 13,5 litros, nas melhores casas de material de construção da sua cidade.
Então, ao invés do inconveniente do troca-troca de garrafões de água mineral e da aquisição de filtros dispendiosos e muitas vezes de sistema de filtragem duvidoso, por que não optar pelo filtro de barro para a água potável do seu lar?
fonte: http://universojatoba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário