sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Fórum China-Celac tem aprovação de 3 documentos marcantes

A primeira reunião ministerial do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) terminou, nesta sexta-feira (9), com a aprovação da Declaração de Pequim, do Programa de Cooperação China-Celac 2015-2019 e das Disposições Institucionais e Regras do Funcionamento do Fórum.


 

Durante o evento de dois dias, os participantes chegaram a consensos amplos quanto ao aprofundamento da confiança política recíproca, ampliação de cooperações de ganhos compartilhados e promoção da construção do Fórum.


A reunião foi co-presidida pelo chanceler chinês, Wang Yi, e por seu homólogo da Costa Rica, Manuel Gonzalez Sanz. Wang Yi disse que o discurso do presidente chinês, Xi Jinping, durante a abertura da conferência indica a direção para as colaborações entre os dois lados.

Segundo Wang Yi, a China quer trabalhar em conjunto com os países latino-americanos e caribenhos para dar um bom início ao Fórum China-Celac e desenvolver o mecanismo de forma satisfatória, a fim de promover o desenvolvimento simultâneo tanto das cooperações integrais entre as duas partes, como dos laços bilaterais entre a China e os países membros da organização. "A China espera obter êxitos iniciais e tornar o pensamento comum de ambos os lados em realidade", disse o chanceler.

Gonzalez afirmou que esta foi uma reunião histórica por marcar o começo de cooperações integrais entre Celac e a China, que é como um irmão da comunidade. Ele disse acreditar que a iniciativa vai contribuir para estreitar a parceria bilateral e exercer uma influência positiva e de longo prazo para o povo de ambos.

Fonte: Rádio China Internacional

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário