quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MEC estuda usar o Enem como forma de avaliar ensino médio


Durante coletiva de imprensa na terça-feira (13), para divulgar o balanço dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que pretende utilizar as provas do exame como uma medida censitária de avaliação do ensino médio.


Para o ministro Cid Gomes, prova poderá servir como balizador para a melhoria das políticas públicas voltadas para essa etapa escolar.
Para o ministro Cid Gomes, prova poderá servir como balizador para a melhoria das políticas públicas voltadas para essa etapa escolar.




 

Ciente de que o ensino médio é hoje um dos principais desafios da educação brasileira, o ministro acredita que desta forma, a prova servirá como balizador para a melhoria nas políticas públicas voltadas para esta etapa escolar.

A coletiva aconteceu em Brasília (DF), e contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.

Leia mais:

Os dados disponibilizados apontam que houve elevação na média de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. No entanto, houve queda na média aritmética de matemática e redação.

“O tema da redação de 2013 foi muito debatido, muito popularizado. Era o tema da Lei Seca. Já em 2014, o tema foi publicidade infantil. Creio que esse tenha sido um dos fatores na redução da nota média das redações”, pontuou Cid Gomes.

No Enem 2014, ao todo foram 6.193.565 participantes que tiveram nota em pelo menos uma das áreas avaliadas. As médias dos participantes nas provas objetivas foram de 546,5 em Ciências Humanas; 482,2 em Ciências da Natureza; 507,9 em Linguagens e Códigos; e 473,5 em Matemática.

Entre as redações, 2.695.949 foram encaminhadas para um terceiro corretor e outras 283.746 foram avaliadas por uma banca de especialistas. Do total de participantes que tiveram redações corrigidas, 250 obtiveram nota mil, enquanto 35.719 alcançaram nota entre 901 e 999.

A nota zero foi atribuída a 529.374 candidatos. A nota também é atribuída aos candidatos que deixam a prova em branco.

Para certificação do ensino médio, 631.071 pessoas prestaram o exame. Destas, 67.254 cumpriram os requisitos mínimos para obtenção do certificado.

Perfil

Do total de participantes, 3.235.715 se declararam egressos do ensino médio e 1.472.530 ainda não haviam concluído a educação básica. Outros 1.485.320 candidatos estavam concluindo o ensino médio no ano passado, sendo 73,5% nas redes públicas estaduais.

Por faixa etária, 75,3% dos candidatos tinham entre 15 e 24 anos na época do exame. As mulheres representaram a maioria dos participantes (58%).

Boletins

Os resultados individuais de desempenho do Enem 2014 já estão disponíveis para consulta no site do Inep. Para acessar as notas, basta os participantes informarem o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição..


A senha do Enem é a mesma que será utilizada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam na próxima segunda-feira (19), e vão até 22 de janeiro.

Fonte: Ministério da Educação

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário