quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

5 (boas) orientações para estudar para concursos e não trabalhar

Você teria condições de abandonar seu emprego e se dedicar exclusivamente aos estudos para ser aprovado no cargo público que almeja?



Para muitas pessoas, parece impossível investir nos estudos e saber que não poderá contar com o salário no final do mês. Porém, também não é impossível. Para alcançar essa meta, é preciso se planejar.

O mercado está bastante competitivo, então, o planejamento é fundamental. Alguns dos melhores concursos apresentam mais de 100 mil candidatos, muitos dos quais possuem bons conhecimentos e você vai ter de se preparar para competir com os melhores.

Para ajudá-lo nesse desafio, trouxemos algumas dicas sobre planejamento para entrar de cabeça no mundo dos concursos.

1º – Você precisa guardar recursos.
Você deve elaborar um planejamento para guardar a maior parte da sua renda atual possível. Uma pessoa que possui uma boa renda e não tem muitas despesas, pode chegar a acumular até 50% do que ganha. Alguém que tem uma renda média, mas uma despesa muito alta porque, eventualmente, tem de sustentar a família, geralmente vai estar um pouco mais limitada e talvez não consiga guardar nem 10% da sua renda. De um modo geral, quanto mais conseguir guardar, melhor.

2º – Saiba exatamente quais são suas despesas.
Considere no seu planejamento despesas básicas de sobrevivência, a manutenção da pessoa, e, eventualmente, o que ela vai precisar de materiais de estudo, como apostilas. Alguns estudos mostram que um “concurseiro profissional” pode chegar a gastar R$ 10 mil reais por ano em materiais de estudos, cursos preparatórios, livros e licenças de serviços na internet.

3º – Lazer não é sempre uma prioridade.
Procure reduzir suas despesas com lazer. Abrir mão do cinema ou de um jantar pode significar uma nova apostila ou mesmo um licença mensal do Archimedes. Para quem está se preparando para um concurso, o recurso tão ou mais importante que o dinheiro é o tempo. Não se deve fazer nada que disperse ou que faça desperdiçar o tempo.
Mas eu não posso me divertir?
Sim, você pode se divertir. Mas com certeza as pessoas que conseguem os melhores cargos públicos não passam suas melhores horas no Facebook ou no cinema com os amigos. Dedique um momento na sua semana para descanso, mantenha uma boa rotina de sono e, principalmente, encontre formas de se divertir com pouco. O que acha de visitar um parente próximo ou caminhar na praia uma vez na semana?

4º – Controle financeiro é chato, mas é necessário.
Fazer o controle financeiro das suas despesas não é algo difícil. Por outro lado, é bastante chato. Mas provavelmente, para você, estudar para um concurso público também é chato. Você precisará fazer muitas coisas chatas para atingir seus objetivos, e essas coisas chatas dependem da sua motivação. Você tem que buscar a motivação para controlar e planejar as suas finanças, sabendo que isso é uma coisa importante para que atingir o objetivo maior: passar no concurso.

5º – Cursos x estudos individuais.
Você precisa definir qual a sua estratégia de estudos: cursos preparatórios ou estudos individuais. Se você acha que o curso preparatório é importante para o seu objetivo, vai ter que se virar e encaixar dentro do seu orçamento. Se você prefere estudar sozinho, terá mais tempo disponível, pois não será necessário deslocar-se até o curso e perder tempo com trânsito. É uma questão de custo x tempo. O curso preparatório irá exigir um maior investimento seu, mas você terá contato com profissionais especializados. Estudos individuais garantem que você tenha mais tempo disponível para estudar e planejar sua própria rotina, mas você precisa saber exatamente o que estudar e ter bons materiais à mão.

Fonte: JC Concursos. (por Sandro Ferreira )

Nenhum comentário:

Postar um comentário