terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FRASE DO DIA


"Retórica de Obama não engana, guerra imperialista continua"


José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho.  ( Na Rádio Vermelho)


"Com grande pompa, mas sem as ilusões e a euforia". Foi como resumiu José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, ao sobre a posse do presidente dos Estados Unidos realizada nesta segunda-feira (21), em mais uma reflexão no programa Ponto de Vista.


De acordo com o dirigente, o "discurso de posse foi recheado de platitudes, invocação dos “valores essenciais” da sociedade norte-americana – repetidos à exaustão como se não tivessem já degenerado, há muito tempo, desde que a “América” se transformou numa potência imperialista, agressiva e opressora. Apanágio da liberdade em palavras, na verdade, prisão de povos".

Reinaldo aponta que "em contraste com a retórica de Obama, cada vez que ocorre a investidura de um presidente à testa do poder nos Estados Unidos, os trabalhadores e os povos do mundo sabem tratar-se da posse de um gestor de negócios da grande burguesia monopolista-financeira que os oprime e massacra, e de um funcionário do avassalador complexo militar, avalista em última instância das políticas de imposição do poder imperialista pela força das armas".

Segundo ele, maisuma vez a mensagem sobre a política externa imperial e intervencionista foi transmitida com toda a clareza. E destaca o momento em que Obama disse: “a América continuará a ser a âncora de alianças fortes em todos os cantos do globo”, renovou a disposição para “gerenciar crises no exterior” e “apoiar a democracia” em todo o mundo, “porque os nossos interesses e nossa consciência nos obrigam a agir em nome daqueles que anseiam por liberdade”.

Ouça a reflexão na íntegra na Rádio Vermelho:

Programa Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário