terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Governo orienta municípios a criar planos de superação da miséria




A expansão das ações do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com as prefeituras, é a meta para 2013. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou a decisão no 2º Encontro nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece essa semana em Brasília (DF). O governo federal quer sensibilizar todos os municípios para que elaborem planos locais de superação da miséria.


Segundo o secretário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, há recursos financeiros e ferramentas, com acesso simplificado, para apoiar a elaboração de ações e programas sociais nos municípios. 

“O prefeito pode, rapidamente, no inicio da sua gestão, aperfeiçoar seus programas e ações, de forma a garantir nosso grande objetivo, que é chegar a 2014 sem extrema pobreza no país. Com ações relativamente simples, ele consegue ter resultados rápidos nessa área.”

Um estande no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas vai permitir o atendimento personalizado aos novos gestores e suas equipes. Cerca de 80 técnicos do MDS vão se revezar em uma sala exclusiva, durante os três dias do encontro. 

“O prefeito receberá um retrato de como está o Brasil Sem Miséria no seu município, como foi a atuação em 2012, o que ele pode ampliar em 2013 e como fazê-lo”, diz Falcão. 

Para auxiliar os prefeitos e prefeitas, o ministério elaborou uma cartilha com os programas e ações do plano de superação da extrema pobreza para distribuir no evento. Durante o encontro, o MDS também lançará o portal Plano Brasil Sem Miséria no Seu Município.

Da Redação em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário