domingo, 27 de janeiro de 2013

INCÊNDIO EM SANTA MARIA, CENTENAS DE MORTOS E FERIDOS: "As tragédias não só causam dores, mas também nos ensinam".


Por Dedé Rodrigues
No Blog Tabira em Tempo.



Ocorreu no domingo, 27\01\2013, numa Boate em Santa Maria, RS. um incêndio  que matou 232 pessoas e deixou 131 feridas. Não sou perito no assunto, mas os debates até agora  mostram que o ambiente, como muitos que existem no Brasil para estes tipos de eventos festivos, não dispunha de aparatos preventivos suficientes para estas ocasiões. O fato dos seguranças cobrarem as comandas na saída deve ter contribuído para o aumento do número das vítimas. As tragédias, como o próprio nome já diz, são fatos muito tristes que deixam,  não só muitos mortos e feridos, mas também muitas famílias sofridas, despedaçadas, desestruturadas ou incompletas.

O que podemos aprender com a tragédia de Santa Maria? Além da própria segurança preventiva que temos que cuidar, tais como: portas de emergências nas construções  seguranças preparados para esses momentos, cursos de primeiros socorros etc. Salta aos nossos olhos  a solidariedade nesse caso, no qual,  diversos curiosos  voluntários quebravam as paredes do prédio para tentar salvar as pessoas que morriam sufocadas lá dentro. Fala-se nos noticiários que 90% dos mortos, teriam falecidos devido a fumaça forte no local fechado. Outros foram pisoteados no corre-corre da saída na tentativa de salvar-se. Do sofrimento nasce a solidariedade daqueles cidadãos, sem camisas,  tentando furar buracos em paredes tão duras com ferramentas improvisadas.

Pena que, muitas vezes,  temos que aprender  só com as tragédias e, as vezes nem elas nos ensinam, pois ainda há muito individualismo nas pessoas, apesar do ensinamentos delas. Não estaria na hora de revermos nossos princípios e crenças antes da próxima tragédia humana? Talvez até possamos evitá-la, pois as tragédias não só acontecem em Santa Maria, apesar do tamanho dessa, elas ainda podem ser maior se olharmos para as ambições imperialistas daqueles que dominam a riqueza e o poder mundial, normalmente provocando guerras com muito mais mortes do que as de Santa Maria. Tragédias artificiais, como as mortes pela fome ou pelas guerras, podem ser evitadas se as pessoas tomarem consciência e agirem preventivamente colocando no poder líderes mais humanos. Tragédias naturais são mais difíceis de evitá-las, mas podemos minimizar os efeitos delas, também com as ações preventivas dos homens.

Santa Maria nos deixa duas lições: Da tragédia nasce a solidariedade humana que deve fazer parte de todos os momentos das nossas vidas e,  que todas as "repartições públicas", no sentido daquelas que juntam muita gente, não sejam mais construídas no Brasil e no mundo sem todos os cuidados preventivos devidos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário